Textos complementares de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTOS COMPLEMENTARES DE FILOSOFIA 11ºANO

Frases e proposições

Uma frase é a unidade gramatical mínima de sentido. Um conjunto de palavras como «A neveé» não é uma frase. Há muitos tipos de frases: interrogativas, exclamativas, etc. As frases que nos interessam em filosofia são as frases declarativas. Interessam-nos estas frases porque só estasexprimem proposições — e são as proposições que nos interessam.
Uma proposição é o pensamento literalmente expresso por uma frase. Diferentes frases podem exprimir a mesma proposição. Por exemplo, asfrases «A neve é branca», «Snow is white» e «É branca a neve» exprimem a mesma proposição. Claro que as frases exprimem muitas outras coisas além do pensamento que exprimem literalmente: podem exprimirsurpresa, deleite, ironia, etc. Mas o que nos interessa é o pensamento literal que o filósofo quer transmitir.
Vejamos os seguintes exemplos:
1. Fecha a porta!
2. Prometo devolver-te o livroantes do exame.
3. O Francisco chão Alentejo ontem.
4. As ideias verdes dormem furiosamente juntas.
5. Será que a erva é comestível?
6. Há vida em Marte.
Só a frase 6 exprime uma proposição. 1não exprime porque é uma ordem. 2 também não porque é uma promessa. 3 também não porque nem sequer é uma frase bem formada: não é uma frase gramaticalmente correta. Mas 4 também não exprime umaproposição, apesar da sintaxe correta, porque infringe restrições semânticas acerca da combinação de palavras portuguesas. 5 não exprime uma proposição porque é uma pergunta.

Valor de verdade
Seuma frase declarativa exprime uma proposição, então é susceptível de receber um valor de verdade.
A lógica silogística e a lógica clássica trabalham apenas com frases declarativas que exprimamproposições verdadeiras ou falsas, excluindo, portanto, circunstâncias em que o que as frases declarativas exprimem não tem valor de verdade.
No ensino secundário trabalhamos apenas com a lógica...
tracking img