Temas de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 01
Questão 12 - Tendo por base o texto de leitura complementar de Marx (texto 4) e do dropes desse capitulo, responda:
a) Qual relação Marx estabelece entre a forma de atividade dosindivíduos e o Ser Homem?
b) Que Semelhança existe entre o texto de Marx e o do Gramsci?

Questão 13 – Comparando o texto de leitura complementar de Mark (texto 4) com o texto de Plan –chard(texto 5), explique como, a partir de diferentes concepções da natureza humana, pode –se chegar também a concepções diferentes de educação.

Capitulo 06
Questão 4 – “Cabe a um filósofo deve ocupar umposto retirado. Um filósofo é a consciência, culpada, cheia de vergonha, de uma sociedade. Parece-me que o filósofo moderno deve ser um pária, um malsucedido, e seria um péssimo sinal, para ele, sercoberto de glória” (René Garrigues).
a) Explique por que o filósofo deve ocupar um posto retirado, discutindo o conceito “retirado”.
b) Por que o filósofo encarna a consciência culpada dasociedade?
c) Em que sentido o fato de ser bem sucedido é um péssimo sinal para o filósofo?
Questão 05 – “É próprio da filosofia o movimento pelo qual não em esforços e apalpadelas e sonhos e ilusões,nos desembaraçamos daquilo que tomamos por verdadeiro e procuramos outras regras para o jogo. É próprio da filosofia o deslocamento e a transformação dos esquemas do pensamento, a modificação dosvalores adquiridos e todo trabalho que se faz para pensar de outro modo, para fazer outra coisa, para torna-se diferente daquilo que se é. Desse ponto de vista, os últimos trinta anos vem sendo umperíodo de atividade filosófica intensa. A mútua interferência entre a analise , a pesquisa , a critica erudita ou teórica e as mudanças no comportamento , na conduta real das pessoas, em sua maneirade ser, em relação consigo mesma e com os outros foi constante e considerável. “
a) Discuta a atividade filosófica em face do “ser” e do “poder ser”.
b) Mostre a relação entre filosofia e...
tracking img