Crescimento populacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O crescimento Demográfico e seus fatores

Do inicio dos anos 70 até hoje, o crescimento da população mundial caiu de 2,1% para 1,6% ao ano, o numero de mulheres que utilizaram algum métodoanticoncepcional aumentou de 10% para 50% e o número médio de filhos por mulher em países subdesenvolvidos caiu de 6 para 4. Ainda assim, esse ritmo continua alto e, caso se mantenha, a população do planetaduplicará até 2050.

O crescimento demográfico está ligado a dois fatores: o crescimento natural ou vegetativo, e a taxa de migração, que é a diferença entrem a entrada e a saída de pessoas de umterritório.

O crescimento da população foi, explicado a partir de teorias. Vejamos as principais.

Crescimento demográfico: causas e conseqüências

[pic]
Se analisarmos o crescimento populacionalmundial, observa-se que o acréscimo da população mundial passou justamente a dar-se após o período de revolução industrial, sendo que o índice de duplicação dessa população total acentuou-se aindamais no século XX. Esse crescimento populacional deu-se por vários fatores, dentre eles os avanços da medicina, da produção de alimentos, da melhora das condições de higiene, dentre outros fatores quebuscam explicar esse fenômeno.

Portanto, partindo de uma análise histórica acerca do crescimento populacional, facilmente percebe-se que esse passou a ser vastamente incrementado no mundo a partirda revolução industrial, pelos motivos mencionados acima.

Conseqüências da explosão demográfica mundial sobre o meio ambiente:

Os dados apontados à verificação das conseqüências do crescimentodemográfico mundial são alarmantes. Revelam as pesquisas que o crescimento da população mundial deverá permanecer em crescente evolução até o ano de 2050, quando as projeções são de que a populaçãomundial possa atingir a marca de 11 bilhões de habitantes.

Essas conseqüências do crescimento populacional já estão a ser sofridas pela humanidade atualmente e, sobretudo pela natureza. A retirada de...
tracking img