Texto do paulo freire ( um poderoso antídoto contra a violência da escola e na escola

Páginas: 2 (462 palavras) Publicado: 4 de março de 2013
Questão 1
Introdução:
O papel social da escola, professor e aluno, vai muito além do que um simples ambiente de ensino, professores dotados de saber e alunos sem contribuições a dar. Paulo Freireum grande educador brasileiro, propôs muitas mudanças e inovações para as instituições de ensino e seus educadores.
O papel da escola deixa de ser um lugar onde só se recebe educação, para ser umcírculo de cultura, onde se troca experiências, dialoga, debate, ou seja, compartilham conhecimentos. O professor, o qual ele nomeia como coordenador de debates, aproveita a bagagem cultural em que cadaaluno trás consigo, dialoga com seus alunos, procura relacionar os conteúdos com o cotidiano deles, os alunos podem opinar naquilo que desejam obter mais conhecimento, assim discente e docente amboscontribuem para a educação. O professor deixa de ser o único que detém o conhecimento e o que diz o que pode ou não aprender.
Conclusão: Concluí-se que a educação deve ser libertadora, interligada coma vida funcional do discente e com a filosofia da educação. Isto demonstra que a aprendizagem é uma decorrência espontânea da leitura de mundo que cada um tem, e deve-se estimular o pensamento e otornar atuante no meio em que vive.
Questão 2
Introdução:
Ainda hoje observa-se muitas escolas que atuam na concepção de que a educação deve ser bancária, onde os conteúdos são fragmentados edepositados nos discentes, sem levar em consideração a bagagem cultural que cada aluno trás consigo.
A educação é essencial na evolução do pensamento humano. E muitas instituições de ensino atuam hoje,com o mesmo cotidiano escolar de tempos atrás, na concepção de que a aprendizagem deve ser fragmentada e bancária. Utilizam os mesmos métodos de ensino onde se fragmenta os conteúdos sem levar emconsideração a realidade dos alunos, essas matérias são aplicadas isoladamente conforme a faixa etária, utilizando-as conforme as séries. O professor é quem escolhe o conteúdo programático, sem dar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A pedagogia dialógica de paulo freire : um poderoso antídoto contra a violência da escola e na escola.
  • a escola de paulo freire
  • escola Paulo Freire
  • diagnostico da escola paulo freire
  • diagnóstico da escola paulo freire
  • DIAGNOSTICO DA ESCOLA PAULO FREIRE
  • DIAGNÓSTICO DA ESCOLA “PAULO FREIRE”
  • a escola paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!