Abordagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Marília Cordeiro
Matrícula : 100036309
Disciplina: Abordagens Críticas ao Estudo de Organizações.
Organizações possuem um elo com seu contexto histórico. Isso significa que asatitudes, pensamentos e princípios dentro de uma Organização condizem com os mesmos dentro de uma sociedade. Atualmente, estamos inseridos em um contexto extremamente inconstante, com astradições se rompendo, tornando os valores sociais fragmentados.
A autora apresenta uma visão negativa deste contexto, não valorizando o lado econômico e a sofisticação de conhecimento que éproporcionada ao homem. É bastante utilizado o termo perda de identidade devido ao papel central da Organização na sociedade, mas o que ocorre é que as pessoas qualificadas estão sendo valorizadaspor seus conhecimentos específicos, ou seja, as características pessoais nunca foram tão valorizadas como no capitalismo contemporâneo.
Entretanto os pontos da missão da empresa e o papeldela como cidadã são muito bem abordados. O principal objetivo de uma Organização é ganhar espaço no mercado. Nos tempos de Revolução Industrial não havia a questão de responsabilidadesocial e ecológica. Com o progresso, este tipo de empresa nos dias de hoje, poderia ser boicotada, e passar uma má imagem. Com a preocupação de sobrevivência, e não de caridade, as empresasmudaram sua postura. De certa forma há um paradoxo nesta parte do texto com seu começo, visto que de certa forma ainda existem muitas raízes na sociedade.
Obviamente, para sobreviver, aOrganização estimula a competição em seu interior. Criando este caráter competitivo faz com que o indivíduo dê grande importância a sua profissão, colocando-a no centro de sua vida.
Concluindo, oartigo é um tanto quanto radical, e utiliza bastante à ferramenta da generalização. A visão é um tanto quanto antiquada, pois as descrições das empresas lembram quase o modelo do fordismo.
tracking img