Texto de onde vem o dinheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DE ONDE VEM O DINHEIRO:

O dinheiro só se torna Capital, quando é usado para comprar mercadorias ou trabalho, com a finalidade de vendê-las e obter lucro.
Quando o dinheiro é empregado num empreendimento ou transação que dá lucro, esse dinheiro se transforma em Capital.

• COMPRAR PARA O USO = PRÉ-CAPITALISMO;
• COMPRAR PARA VENDER = CAPITALISMO.

Na Indústria o lucro vem do fato deque o trabalhador recebe um valor menor do que a coisa produzida.
O Capitalismo é dono dos meios de produção: prédios, máquinas e matéria-prima.
O dinheiro não é a única forma de capital.
O capital era acumulado, principalmente através do comércio. As Cidades-Estados Italianas se prontificaram a ajudar a Europa nas Cruzadas “Religiosas”. Os conquistadores Italianos aproveitaram ao máximo aoportunidade. Uma corrente de riqueza para as mãos dos comerciantes e banqueiros, através dos caminhos abertos pelas Cruzadas, formou-se um comércio entre a Itália e o Oriente (oriente Médio- Palestina). Esse comércio proporcionou à Europa a riqueza necessária para a expansão dos métodos capitalistas de reprodução.
A descoberta de ouro e prata na América, escravizou a população nativa, saques,transformou a África em um campo de caça aos negros dando o ponto alto do Capitalismo.
Os Holandeses iniciaram a escravidão dos negros. Descreve a história que a Holanda como uma das mais extraordinárias relações de: traições, subornos, massacres e mesquinharias. Um exemplo de como a Holanda acumulava capital: para conseguir Malaca, os Holandeses subornavam o governador português para assassinar eabster-se de pagamentos. Os Holandeses emprestavam dinheiro de outros e os assassinavam para não ter de pagar. Assim a Holanda acumulou o dinheiro que precisava para se tornar a principal nação capitalista do século 17.
Depois da Holanda, a Inglaterra era a mais potente Capitalista. A Inglaterra foi conquistada por meio de força, nenhuma terra foi cedida voluntariamente, tomava dos povos a forma desubsistência para que ficasse mais fácil de derrotá-los, ex: a Índia era produtora de arroz, a Inglaterra comprou todo o arroz e não vendeu para a Índia, fazendo co que passassem fome. O comércio co as Colônias troxe riqueza a metrópole Inglesa, fonte de acumulo de capital foi o comércio de seres humanos, negros nativos da África.
O primeiro escravo negro que chegou aos estados Unidos, chegou emum navio Holandês, o primeiro inglês a comprar a ideia de que podia ganhar muito dinheiro com os negros da África foi Jhon Hawkins. Os negros eram mercadorias muito boas na Holanda. A Rainha Elizabete, impressionou-se com o êxito e muito lucro obtido, quis ser sócia dos lucros, na segunda expedição inglesa a rainha forneceu um navio negreiro com o nome de “JESUS”
Exploração, pirataria, saque;essas foram as formas pelas quais o Capital necessário para iniciar a produção capitalista foi adquirida. Macx escreveu: “Se o dinheiro... vem ao mundo com uma mancha de sangue em uma das faces, o capital vem pintado da cabeça aos pés, de todos os poros , sangue e lama”.
Com o desemprego por todas as partes, trabalhadores ansiosos e dispostos a aceitar qualquer emprego; fica difícil entender comoera difícil arrumar Mao de obra para a indústria.
A ideia de que um homem só trabalha por dois quando é obrigado e se continuar tendo acesso a terra para trabalhar por si, não trabalhará por mais ninguém. Se o homem não tiver acesso as terras e ferramentas, se forem separados desses meios de produção, se veriam obrigados a trabalhar para outras pessoas; sem como se sustentar venderiam a única coisaque lhe resta; sua capacidade de trabalho.
Com o fechamento das terras, houve mão de obra barata.
A Inglaterra desenvolveu o capitalismo.
A história de criação de uma oferta necessária a produção capitalista deve, portanto ser a história de como os trabalhadores foram privados dos meios de produção.
O Fechamento das Terras, abriu mão para o Capitalismo, se tirassem suas ferramentas e...
tracking img