Pbl - semiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS


Atividade requisitada pelo professor Ms. Luiz Patrick Cruz de Sousa, para obtenção da nota parcial da avaliação da disciplina de Semiologia.Belém, 2013
PA

O MODELO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
(PBL-Problem Based Learning)
TURMA FR4 1SEM 2013

CENÁRIO: Atendimento Farmacêutico em uma drogaria
Relato de caso clínico:Gripe/Resfriado

JCP, Mulher, 27 anos, procura farmacêutico queixando-se de sintomas relacionados por ela mesma à gripe comum como “garganta inflamada (dor), dor de cabeça, mal estar físico, corpoquente e pouca coriza” iniciados no início do dia ao acordar. Solicita medicamento “anti-gripal”, sugerindo NALDECON e VICK PYRENA, perguntando se é a melhor alternativa ao seu caso. Em seguida apresentareceituário de ácido fólico 5mg, PLAMET comprimidos e um polivitamínico prescritos por seu médico”. É vendedora e é profissionalmente ativa. Não possui histórico de alergias.

1. Considerando osaspectos da Semiologia e Semiotécnica aplicada à atuação do farmacêutico, quais perguntas devem ser feitas a paciente e quais informações são fundamentais no caso em questão? Faça um check-list mínimodessas perguntas.

Possíveis patologias relacionadas
Não | Sim |
Paciente Hipertensivo? | | |
Paciente Diabético? | | |
Paciente Nefropata? | | |
Paciente com Glaucoma? | | |Possui problemas relacionados a processos alérgicos? | | |

A paciente está grávida?
Possíveis usos farmacêuticos relacionados à paciente

Não | Sim | Qual/is? |
Faz uso de Analgésicos? | || |
Faz uso de Antibióticos? | | | |
Faz uso de Anti-hipertensivos? | | | |
Faz uso de Corticóides? | | | |
Faz uso de Anti-Depressivos? | | | |
Faz uso de ComplexosVitamínicos? | | | |
Faz uso de Antialérgicos? | | | |

2. O Farmacêutico pode indicar medidas farmacológicas e não farmacológicas à pacientes? Considerando as informações do problema e as...
tracking img