Texto anfibios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais ameaças ao equilíbrio das populações naturais de anfíbios

Os anfíbios conviveram milhares de anos em harmonia com o ambiente, mas atualmente essa realidade já é totalmente diferente.Hoje em dia, esse grupo está em perigo, sofre constantes ameaças e um sério risco de entrarem em extinção.

Os anfíbios podem não ser chamativos e bonitos visualmente, para os seres humanos, maspossuem papel ecológico importantíssimo para o equilíbrio e regulação das populações naturais e meio ambiente.

Estes seres são representados comumente pelos sapos, rãs, pererecas, salamandras ecobras-cegas, pertencentes a 3 ordens (Anuros, Urodelos e Gimnophionos). Os anfíbios, são animais sensíveis às variações do meio ambiente, principalmente por dependerem dos dois ciclos de vida para asobrevivência. Eles sofrem bastante com as alterações climáticas aquáticas e terrestres, principalmente pelo fato de respirarem pela pele (extremamente permeável) , são animais diretamente afetados pelapoluição do ar ou água, ou mudanças químicas e físicas ambientais também, como por exemplo, mudanças nos padrões de temperatura, chuvas e umidade.

Eles mantém o equilíbrio entre as populações naturais,tais como o controle da população de insetos e invertebrados, equilíbrio aquático no auxílio a reciclagem de nutrientes,etc. Tais animais podem ser considerados bioindicadores das condições do meioambiente.

Os declínios e extinções maciças das populações de anfíbios são um problema global com causas locais complexas. Entre as causas podemos encontrar: aumentos nos índices de radiaçãoultravioleta (consequência da diminuição da camada de ozono atmosférico), novos predadores nos ecossistemas atuais (espécies introduzidas), fragmentação e destruição dehabitat, toxicidade e acidez ambiental, enfermidades emergentes, mudanças climáticas, e interações entre estes fatores.

Potencias causas do declínio dos anfíbios:

- Destruição e fragmentação do habitat
A fragmentação de habitat tem...
tracking img