Testes piagetianos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA












TESTES PIAGETIANOS























SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2011
















TESTES PIAGETIANOS







Trabalho sobre a aplicação dos testes piagetianos, apresentado como requisito para a composição de notas da disciplina Psicologia Construtivista no 3ºsemestre do curso de Psicologia da Universidade Paulista.
Profa orientadora:












SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2011


1. INTRODUÇÃO


O trabalho consiste na realização de um estudo envolvendo a aplicação do método clínico de Jean Piaget surgiu em decorrência da disciplina Psicologia Construtivista baseados nos princípios de ConservaçãoFísicas e Espaciais como, conservação de quantidade, conservação de volume, conservação do comprimento. As provas foram aplicadas em 04 crianças da faixa etária de 05,07,08 e 11 anos as provas foram aplicadas individualmente. Este estudo propôs-se em identificar as fases de desenvolvimento. Para a coleta dos dados utilizou-se um roteiro de questões para as entrevistas com as crianças, além dosmateriais para a aplicação das provas. A teoria psicogenética surgiu das observações de Jean Piaget (1896-1980) com relação a seus próprios filhos. Notando a forma como eles compreendiam o mundo ao seu redor, Piaget, passou a interessar-se pelo modo como o conhecimento era formado na mente infantil.
Deste modo, por meio de várias pesquisas com outras crianças, começou-se a percebercaracterísticas de pensamento muito semelhantes entre crianças de uma mesma faixa etária estas características, porém, modificavam-se em crianças de outra faixa etária, e eram semelhantes para este mesmo grupo.
Tais achados levaram Piaget a levantar uma importante questão de pesquisa a de saber como se passa de um estado de menos conhecimento para outro de mais conhecimento. Ele estava interessado emconhecer a gênese, ou seja, a origem do conhecimento infantil nome este, que deu origem à teoria elaborada por ele e por colaboradores denominada psicogenética ou epistemologia genética, que significa origem do conhecimento.
Dentro desta perspectiva, o conhecimento se dá através da interação indivíduo-meio, o que quer dizer que sua formação depende das condições internas do indivíduo e dainteração deste com o meio em que vive. Por meio desta interação, o conhecimento vai se formando e se estruturando e isto se dá por meio de um processo de assimilação e acomodação.

2 OBJETIVOS

2.1OBJETIVOS GERAIS
Descrever as habilidades intelectuais do indivíduo, compreender como a criança pensa e constrói o conhecimento.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender o método clínico de Piagetcompreender como e quando o sujeito utiliza determinado conhecimento e no processo que o leva a dar uma determinada resposta. Portanto, a resposta “errada” pode ser uma forma de raciocínio do sujeito em determinado momento de seu desenvolvimento e isso deve estar bem claro para o adulto. Dessa forma, o método clínico de Piaget tem como pressuposto uma avaliação da inteligência a partir de umaabordagem psicogenética (avaliação dos processos de desenvolvimento da inteligência), que difere da maneira mais tradicional utilizada em psicologia, à abordagem psicométrica (avaliação ou quantificação das respostas corretas dadas pelo sujeito ao exame).















3MÉTODOS

Os métodos utilizados para este estudo foram por meio de entrevistas e aplicações de provas realizadas comcrianças de diferentes faixas etárias sob a inteira responsabilidade e supervisão dos pais e/ou responsável autorizado pelo termo de Consentimento Livre Esclarecido. Assim, as crianças foram submetidas às perguntas feitas pelo orientador no momento das provas e respondiam livremente a cada questão.

3.1MATERIAIS

Para a elaboração dos estudos das provas Piagetianas foram utilizados como...
tracking img