Relatorio de teste piagetiano incompleto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA
Participante
A criança participante é do sexo feminino e tem 6 anos de idade. Possui cabelos e olhos castanhos e estatura média normal para a idade. Cursa o 1º ano do Ensino Fundamentale já domina leitura e escrita. É uma criança ativa e participa de diversas atividades, como dança e natação e gosta muito de assistir peças de teatro.
Instrumentos
A estrutura do exame deinclusão de classes não varia em função do material utilizado ou conteúdo do exame. Desse modo, utilizamos dois tipos de material: frutas de plástico e bolas de papel. Na classe das frutas, utilizamos trêstipos: bananas, morangos e pêras. Já na classe das bolas utilizamos apenas dois tipos, diferenciando-as pelas cores azul e vermelho. Além dos instrumentos necessários para realização do exame,utilizou-se uma vídeo câmera, papel e caneta para fins de registro do exame. Como suporte teórico e técnico usamos o livro “O método clínico – usando os exames de Piaget”.
Procedimento
A realização do exameocorreu no dia 21 de novembro do ano corrente por volta das 19h, na casa da participante. Primeiramente fomos apresentados à mãe da criança e depois começamos a conversar com a participante, a fim deaproximar o contato com ela, visto que apenas um dos membros da equipe a conhecia. Em seguida, explicamos para esta que iriamos fazer uma brincadeira e se ela gostaria de brincar conosco. Com aresposta afirmativa, iniciamos a aplicação do exame com uma primeira situação, utilizando as frutas de plástico para identificar tanto a noção e percepção de diferenciação de classes, quanto àquantificação e extensão destas no que se refere ao conceito de reversibilidade. No segundo momento, também com o mesmo objetivo citado anteriormente, modificamos apenas os objetos utilizados, a fim de verificar osdados da primeira situação com uma classe diferente de objetos, nesse caso, bolas coloridas. O procedimento foi o mesmo da primeira situação e pode ser observado em detalhes no Protocolo do...
tracking img