Protocolo de kyoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Na cidade de Kyoto, no Japão, em 1997 a Convenção do Clima realizou uma conferência. Nela foi assinado o protocolo de Kyoto. Este protocolo teve como objetivo fixar compromissos de redução elimitação da emissão de dióxido de carbono e outros gases responsáveis pelo efeito estufa, para os países desenvolvidos, e trazer a possibilidade de utilização de mecanismos de flexibilidade para que os paísesem desenvolvimento possam atingir os objetivos de redução de gases do efeito estufa. Oitenta e quatro países assinaram este acordo.
Este acordo requer que os países industrializados redução as suasemissões de gases-estufas em 5%. Essa redução é uma média, pois há países que terão que reduzir mais do que 5% e países que reduzir menos do que 5%. Ele abrange os gases: dióxido de carbono (CO2),metano (CH4), óxido de azoto (N2O), hidrofluorocarbonos (HFCs), perfluorocarbonos (PFCs) e hexafluorido de enxofre (SF6).
A Islândia, Austrália e Noruega, podem aumentar as suas emissões em relação aosníveis de 1990. A Rússia, Ucrânia e Nova Zelândia deverão manter os seus níveis de 1990. Os restantes dos países industrializados tinham de reduzir 6-8% as suas emissões, tendo por base os níveis de1990, no período de 2008-2012.
Foram estabelecidos três mecanismos de flexibilidade para ajudar na redução dos custos de implementação:
* O comércio internacional de emissões permite que os paísesindustrializados comprem ou vendam partes das suas quotas definidas pelo Protocolo de Kyoto. Este comércio está restrito aos países industrializados.
* A implementação conjunta implica que um paísindustrializado pague para que sejam implementadas medidas de redução num outro país industrializado.
* O mecanismo de desenvolvimento limpo permite que os países industrializados adquiramcréditos de emissão (direitos de emissão), através do financiamento de medidas de redução das emissões em países em desenvolvimento que não têm metas de redução.
O Protocolo estabeleceu tem que tomar...
tracking img