Testes em alimentos em portugal com resultados impressionantes...

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apesar das crescentes preocupações alimentares, e de um aparente maior controlo e garantia da segurança dos alimentos, as ultimas notícias de descobertas de fraudes alimentares têm mostrado ocontrário.
A recente descoberta de carne de cavalo em produtos à base de carne de vaca, é só a ponta do iceberg. Estudos realizados em Portugal recentemente mostraram que andamos a comer “gato por lebre” .Além de uso de outros alimentos que não os indicados na rotulagem, temos ainda casos de falta de higiene e contaminações alimentares. Carnes picadas com salmonela, com listeria e E. coli, além dapresença de sulfitos (alergénio) em elevadas concentrações.
Algumas das fraudes alimentares encontradas em análises a produtos vendidos em Portugal passam pela venda de queijos de ovelha ou de cabrasupostamente puros, com mistura de leite de vaca, patê de sardinha que leva cavala, e patê de pato que só tem porco, alheiras de caça que em vez de faisão leva frango e em vez de javali carne de porco,fiambre de peru ou frango que contem carne de porco.
Foram ainda descobertos filetes congelados como sendo de linguado mas que eram de peixe-gato, postas de cherne que na verdade era perca do Nilo,saladas de atum feitas com peixe-judeu, e bacalhau á brás e com natas, congelado com escamudo granadeiro e arinca.
Descobertas mais invulgares foram peixe-caracol (não autorizado em Portugal) vendidocomo bacalhau, sardinhas e carapaus com vermes vivos na barriga, pacotes de açafrão que na verdade não contem açafrão nenhum.
Para não falar que a rotulagem não menciona a dição de organismosgeneticamente modificados e mais grave ainda, não fazem referência à existência de ingredientes potencialmente alergénicos, que pode pôr em risco a saúde dos consumidores.

Com todas estas descobertas,ficamos com a impressão que nada tem sido feito na tentativa de proteger os direitos e sobretudo a saúde dos consumidores, e ficamos a pensar que para termos produtos seguros teremos de ser nós a...
tracking img