Embalagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao buscar a etimologia da palavra “embalagem”, verificamos que ela está associada ao verbo “embalar”:
O embalar, como ato de proteger e carregar, com o cuidado que se aconchega um bebê, ilustra bem as funções primárias da embalagem: proteger e transportar.
Sob esse ponto de vista, a embalagem tem sua origem antropológica e sociológica nos primórdios da civilização humana, pois deriva-se danecessidade básica do ser humano de se alimentar e de buscar formas de guardar e conservar seu alimento por mais tempo. Com o crescimento das sociedades tribais, a atividade nômade (caracterizada pela extração), passa a dar espaço ao sedentarismo e a fixação dos grupos em um dado local. Como explorador, o homem passa a desbravar territórios de adversidade climática onde não bastava mais caçar oucolher para alimentar-se imediatamente, era preciso armazenar e transportar.
Há registros arqueológicos de “embalagens” que datam de 2200 a.C. Essas primeiras “embalagens” utilizavam-se exclusivamente de materiais naturais disponíveis na época, como couro, entranhas de animais, frutos, folhas e outras fibras vegetais. Isso possibilitou ao ser humano, entre outras vantagens, prolongar a duração dascaçadas sem ficar faminto e sedento.
A evolução da embalagem mescla-se também à história do desenvolvimento tecnológico. À medida que a humanidade evolui, descobre novos materiais, desenvolve novas necessidades e também amplia a gama de produtos dos quais faz uso. Como conseqüência aumenta, proporcionalmente, a quantidade de produtos a serem embalados e a diversidade de materiais empregados nessesinvólucros.
Por volta de 2000 a.C., os fenícios descobriram o vidro. Por se tratar de uma matéria-prima que fornece condições de conservação das propriedades químicas de determinadas substâncias é, até hoje, amplamente utilizado em embalagens de alimentos (líquidos e sólidos), perfumes, cosméticos e medicamentos.
Durante séculos a fabricação de embalagens foi artesanal; com o advento daRevolução Industrial, no século 18, surge um novo comportamento produtivo no mercado: a produção seriada e, como consequência, o aumento exponencial da oferta de produtos.
No Brasil, este paralelo inicia-se um pouco depois, com a vinda da família real e da corte portuguesa, em 1808. Entre as importantes consequências econômicas e políticas estão duas decisões tomadas por Dom João VI:
■ a abertura dosportos às nações amigas, que impulsionou a importação e a exportação;
■ a permissão para o funcionamento de fábricas e manufaturas no Brasil.
Até então, o Brasil estava impedido de praticar qualquer atividade produtiva que concorresse com Portugal.
Neste contexto, surgem as primeiras indústrias no país. O crescimento do setor foi acelerado e, em 1907, já existiam mais de 3.000 estabelecimentosindustriais em território nacional.
Mesmo diante desta expansão, nas primeiras décadas do século 20 a produção nacional era pouco sofisticada e diversificada e havia, basicamente, quatro tipos de acondicionamento: sacos de estopa ou papel (café torrado e moído, açúcar refinado, algodão), potes ou garrafas de vidro (extrato de tomate, sardinha, embutidos, doces, vinagre e bebidas), latas (manteigae óleo) e barris de madeira.
O comércio era feito em pequenos estabelecimentos: os produtos eram transportados em barris ou sacos de estopa; posteriormente, eram pesados nas quantidades solicitadas pelos compradores e, em sacos menores, eram levados para casa.
Até este momento, proteger e transportar ainda eram as únicas finalidades da embalagem.
Se observarmos os aspectos estéticos ecomunicacionais do desenvolvimento do setor, vamos constatar que, até o início do século 20, as embalagens estavam estreitamente relacionadas a movimentos artísticos e seus rótulos refletiam estas referências visuais. Podemos reconhecer, nas embalagens do período, movimentos como o Art Noveau e o Art Déco. Em alguns casos, não havia sequer o nome do produto estampado no rótulo.
O aspecto visual...
tracking img