Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Governança ITIL vs CobiT

A Gestão eficiente de TI

Para administrar essa complexidade multidisciplinar foram criados vários padrões de gestão de TI,desenvolvidos por organizações internacionais que fomentam a governança de TI. A partir do modelo de governança corporativa – COSO – desenvolveu-se um conjunto de padrões que ajudam asorganizações de TI a desenhar modelos de gestão. Os principais modelos de gestão adotados por TI são: CobiT, ITIL, CMM e o PMI para controle de projetos.

O CobiT – (ControlObjectives for Information and related Technology) – é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento e controle das iniciativas de TI nas empresas, é um guia para a gestão deTecnologia da Informação, inclui recursos tais como um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, um conjunto de ferramentas de implementação e um guiacom técnicas de gerenciamento. As práticas de gestão do CobiT são recomendadas pelos peritos em gestão de TI que ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem métricaspara avaliação dos resultados. O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas.

O ITIL – (IT Infrastructure Library) – Biblioteca de Infra-Estrutura de TI – é umdos modelos de gestão para serviços de TI mais adotados pelas organizações. O ITIL é um modelo não-proprietário e público que define as melhores práticas para o gerenciamentodos serviços de TI. Cada módulo de gestão do ITIL define uma biblioteca de práticas para melhorar a eficiência de TI, reduzindo os riscos e aumentando a qualidade dos serviços e ogerenciamento de sua infra-estrutura. O ITIL foi desenvolvido pela agência central de computação e telecomunicações do Reino Unido (CCTA) a partir do início dos anos 80.
tracking img