Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos Introdutórios conceituais importantes das ciências contábeis e outras áreas afins

Introdução....

O semblante que introduz conceitos relevantes das ciências contábeis a outros ambientes, consiste na prática de decompor, comparar, interpretar o Patrimônio de uma Empresa. Analisando e transformando os dados obtidos, seus objetivos são que as informações sejam precisas e úteis para osusuários das Empresas, como os contadores e administradores entre outros.

As informações tributárias a cerca de um bom tempo atrás eram consideradas como a principal função da contabilidade, mas com a competição acirrada entre as pequenas, médias e grandes empresas, ela passou a ter um papel maior e mais abrangente, auxiliando empresários no controle, execução, planejamento e no processo degestão, passando assim a ser um instrumento gerencial.

Portanto, o trabalho aqui apresentado irá tratar das engrenagens que ajudam a compreender todas as soluções e problemas existentes num panorama empresarial, oferecendo uma administração competente e eficaz a fim de superar os obstáculos encontrados, usando meios que vale a pena a sua realidade.



A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NASEMPRESAS

De uma forma mais prática podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informações em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial, que por sua vez tem seu objetivo focado no controle do patrimônio e no fornecimento de informações sobre o mesmo aos usuários.

Quanto ao controle patrimonial temos os seguinteselementos: ativos, passivos e patrimônio liquido. A classificação do ativo e do passivo considera a segregação em “circulante” e “não circulante”, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade.

Ativos são todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Contas do ativo têm saldos devedores, a exceção das contas retificadoras. No ativo temos, ativocirculante (dinheiro em caixa ou em bancos, bens, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja, realizável a curto prazo, aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte); e ativo não circulante (bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento assim como o direitos exercidos com essa finalidade);

Passivoscompreendem as obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para as entidades saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potenciais de serviços. Assim como no ativo no passivo também temos, passivo circulante (obrigações ou exigibilidades que deverão ser pagas no decorrer do exercício seguinte; duplicatas, contas,títulos, empréstimos bancários, impostos de renda e salários a pagar); e o passivo não circulante (obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem após o exercício seguinte.

Patrimônio líquido são valores que os proprietários têm aplicado. Contas do patrimônio líquido têm saldos credores, divide-se em: capitalsocial; reservas de capital; reservas de reavaliação, reservas de lucros e lucros/prejuízos acumulados.

Considerando que um proprietário de uma empresa comercial irá fazer um novo investimento em sua empresa, sendo ele composto por R$10.000,00 em dinheiro (para capital de giro); R$50.000,00 em equipamentos; 60.000,00 em veículos, temos que esse proprietário só possui elementos ativos.Seu dinheiro para capital de giro é um ativo circulante por fazer parte do caixa da empresa, o dinheiro investido em equipamentos e veículos também fazem parte do ativo, mas não circulante por serem bens de permanência duradoura. Todo o investimento que esse proprietário adquiriu são bens, simplesmente por satisfazer as necessidades de pessoas e empresas que se tornam úteis.

O...
tracking img