Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO:
COSAN: Uma nova potência mundial?
1. Quando existe uma economia de escala, as empresas com grandes volumes de produção terão custos menores que empresas com menores volumes de produção. Todavia, isso não acontece de forma direta. Quais ações uma empresa deve adotar para garantir que uma economia de escala será gerada pelo seu volume de produção? Como isso se aplica aocaso da COSAN?
Para que a economia de escala seja gerada pelo seu volume de produção, é necessário um aumento no volume total de produção sem o proporcional aumento no custo de produção. Em outras palavras, a produção deve crescer, entretanto, os custos permanecem constantes ou mais apropriadamente decrescem.
Comparativamente, a COSAN se beneficia de dois tipos de economias de escala.
Oprimeiro tipo de economia de escala que a COSAN se beneficia é definido como economia de escala pecuniária. Neste tipo de economia de escala, a competitividade da empresa se dá por uma redução no preço pago pelo insumo. Uma vez que, a COSAN conta com um grande número de usinas, - e constantemente expande este número-, foi possível aumentar a capacidade de produção, otimizando o custo dos transportes damatéria prima. Neste aspecto, é interessante acrescentar que a COSAN, por ter um poder de compra representativo, consegue superar o maior problema brasileiro que é o transporte. Isso porque, consegue comprar grande parte das usinas que ficam próximas às distribuidoras, conseguindo um preço melhor para seus clientes tanto no produto quanto no frete.
O segundo tipo aproxima-se da economia de escalareal, onde, a quantidade dos fatores produtivos diminui à medida que há o aumento na produção pela especialização das técnicas aplicadas no processo. A COSAN promoveu um aumento expressivo da produtividade pelas vantagens tecnológicas obtidas através da modernização dos processos de produção. Entre as medidas adotadas podemos citar: investimento em pesquisa, aquisição de equipamentos de últimageração, e treinamento de funcionários da área industrial. Este investimento em pesquisas e no desenvolvimento de novas técnicas permitem controlar a matéria-prima desde o laboratório até a entrega na indústria, o que permite em última análise, a efetiva qualidade e eficiência dos processos diminuindo a quantidade dos fatores produtivos.
Por fim, é importante ressaltar um último fator relevantepara o sucesso da economia de escala da COSAN, que é a sua experiência após décadas no setor. A valorização do capital intelectual dos funcionários reduz expressivamente erros primários (apenas os riscos inerentes aos processos de inovação tecnológicos e gerenciais são admitidos) aumentando a produtividade média geral.
2. Um aspecto importante sobre a implantação de uma estratégia de liderança decusto está relacionado com a forma de gestão. Por um lado pode-se pensar em uma gestão altamente centralizada, com altos níveis de supervisão e controle direto, mantendo os salários médios em patamares mínimos para a operação. Outra abordagem seria a de descentralizar a autoridade de tomada de decisão, garantindo que os indivíduos que conhecem, localmente, as melhores formas de reduzir custos tomemsuas decisões. Isso acaba implicando em uma supervisão menos direta e, algumas vezes, em um nível maior de salários. Para quais situações cada abordagem é mais indicada sob uma perspectiva estratégica? Em relação a COSAN, qual seria a melhor abordagem?

Para decidir a abordagem mais apropriada em uma perspectiva estratégica, é importante levar em consideração três componentes essenciais dagestão estratégica, que são respectivamente: as finalidades, as políticas e os planos da empresa. Portanto, a empresa deve definir quais são suas finalidades ou objetivos de curto e longo prazo, para investir apropriadamente seu tempo e recursos; a empresa deve também definir sua política e planos, ou seja, deve definir os limites ou restrições sobre aquilo que deseja conseguir, e deve definir os...
tracking img