Teste vo2 max

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA-LICENCIATURA
DISCIPLINA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
PROFESSOR: LUCIANO PANOSSO

TRABALHO AVALIATIVO

POR: André Chaves
Bianca Della Flóra
Estela Luisa Peyrot

FREDERICO WESTPHALEN, JANEIRO DE 2011
BRASILINTRODUÇÃO
O adequado funcionamento do sistema cardiorrespiratório está diretamente associado à melhora da qualidade de vida. É cada vez maior o número de pessoas que iniciam uma atividade física de forma aeróbica, através da caminhada ou corrida. Entretanto, é necessário o conhecimento de elementos básicos para a prescrição dessas atividades, a fim de melhorar a qualidade de vida e a saúde dos praticantesde atividades aeróbias. Entre os elementos básicos destacam-se: o tipo de atividade física, a intensidade de trabalho, a freqüência do treinamento e a duração do treinamento.
Visando um adequado desenvolvimento do componente cardiorrespiratório, recomenda-se que o tipo de exercício selecionado estimule grandes massas musculares, durante longos períodos de tempo, realizando de forma aeróbia. Nesterol de atividades, recomendam-se exercícios cíclicos como corrida, jogging, caminhada, natação, ciclismo, pular corda, remo, subir escadas e patinação. Em certas condições, quando o praticante já possui um bom nível de condicionamento, é possível substituir o trabalho aeróbio das sete opções apresentadas anteriormente, por atividades acíclicas como o futebol e outros desportos com bola, o tênise formas variadas de danças entre outras atividades. Este tipo de estratégia torna o programa de condicionamento menos repetitivo e possibilita uma maior aderência do praticante ao exercício físico.

OBJETIVO
O presente trabalho teve por objetivo a realização de duas atividades físicas aeróbicas, prescritas conforme instruções diretivas pré-estabelecidas para o cumprimento da disciplina deFisiologia do Exercício, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Frederico Westphalen.

MATERIAIS E MÉTODOS
O primeiro passo para a realização das atividades foi obter informações com o acadêmico André Chaves, submetido aos testes, acerca do seu estilo de vida, possíveis patologias no histórico familiar e condições físicas e fisiológicas, com o intuito de nãoexpô-lo a fadiga ou qualquer outras complicações durante o cumprimento das atividades. A anamnese foi modificada apenas para a realização do exercício cíclico progressivo, pois os dados principais equivalem para ambos os testes. Em seguida, foi aferida a pressão arterial e a freqüência cardíaca de repouso, após 5 minutos sentado.
Para a aplicação do teste cíclico contínuo e progressivo o aluno foisubmetido a uma caminhada de 6 Km/h, durante 10 minutos, sendo aferido de 2 em 2 minutos sua pressão sistólica e freqüência cardíaca. O teste cíclico progressivo, consistiu de uma caminhada dos 2 aos 6 minutos, aumentando a velocidade gradativamente a cada 2 minutos, correspondendo a uma intensidade de 4, 5 e 6 Km/h, respectivamente. A partir dos 7 Km/h o teste consistiu em uma corrida queatingiu 11 Km/h até os 16 minutos. A freqüência cardíaca de repouso para os testes cíclicos foi de 70 bpm e a pressão sistólica 120.
Durante os Exercícios Cíclicos foram coletados a freqüência cardíaca e a pressão sistólica a cada 2 minutos e ainda continuado as verificações de minuto a minuto pelos 6 minutos após o término da atividade.
Os exercícios foram realizados nas dependências do ClubeItapagé, utilizando-se de uma esteira ergométrica, um medidor digital de freqüência cardíaca e um medidor manual de pressão.

RESULTADOS
Os resultados para Frequência Cardíaca, Pressão Sistólica e Duplo Produto, obtidos durante a realização das atividades estão apresentados nas tabelas 1, 2, 3 e 4.
Anamnese Pré-teste Cíclico Contínuo e estável:
Nome: André Chaves Idade: 23 anos Peso:...
tracking img