Teste tat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste de Apercepção Temática – TAT

Avaliação / Interpretação da Prancha 1


Título: “A leitura”
‘É um garoto que estava lendo em uma tarde, porém, a leitura não estava tão interessante; pareceque ele realmente não estava gostando da leitura. Estava mais preocupado com os seus pensamentos, porém, não parava de tentar ler. “Provavelmente, se continuasse lendo a história despertariainteresse nele para que conseguisse chegar ao final da leitura.”

Paciente: um jovem adulto de 20 anos, aluno do 1º Ano de Gestão Empresarial, junto à FATEC. Trabalho como gráfico. Pleiteia na Justiça aguarda da filha.

Análise Formal:
O paciente compreendeu as instruções, só perguntou se ia escrever a história, sendo esclarecido de que iria falar e eu anotar. Após tal esclarecimento começou adizer a história, praticamente sem tempo de latência. Narrou a história como se estivesse a ditando, sugerindo que queria cooperar com o Psicólogo.

Análise de Conteúdo:
1) Tema: perseverarão.
2)Herói: o Garoto.
3) Outras figuras: não existem.
4) Necessidades / Desejos do herói: a) Perseverança: desejo em realizar uma tarefa, mesmo que essa seja difícil de cumprir ou pouco agradável.
5) Pressãodo ambiente sobre o herói: não aparece na história.
6) Tipo de Desfecho: dependente de “ajuda do exterior”, ou seja, vai depender do conteúdo do livro o interesse do garoto em continuar com aleitura.
7) Título adaptado à história: sim o título é compatível com a história.

Síntese:
Trata-se de um jovem adulto, dedicado aos estudos e que gosta de ler, tanto que percebeu na lâmina um livro,não o violino. É perseverante, pois quer cumprir o que se propõe e se esforça muito para realizar uma tarefa ou algo que iniciou. Mesmo que é difícil ou penoso, não quer desistir do seu encargo.
Aomesmo tempo em que esse desejo ou necessidade do herói parece nobre, pode lhe causar sofrimento, pois pode ser levantada a hipótese de que se cobra muito e tem que cumprir a tarefa, para não e...
tracking img