Teste de edema em ratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA PRÁTICA -
ANTIINFLAMATÓRIOS
TESTE DE EDEMA DE PATA INDUZIDO POR CARRAGENINA EM RATOS

















1. INTRODUÇÃO
A inflamação é uma resposta protetora normal do organismo, que consistebasicamente na reação dos tecidos vascularizados a um agente agressor, caracterizada morfologicamente pela saída de líquidos e de células do sangue para o interstício. A injúria tecidual leva áliberação de mediadores importantes do processo inflamatória que promovem os fenômenos vasculares e exudativos que envolvem a inflamação. Os eicosanóides (prostanóides e leucotrienos) são uma importanteclasse de mediadores envolvidos neste processo.
A carregina induz á formação de exudato rico em proteínas que contém grande números de neutrófilos, e apresenta três fases distintas envolvidas naresposta inflamatória aguda:a primeira relaciona-se á liberação de histamina e serotonina, a segunda fase envolve a liberação de bradicinina enquanto as prostaglandinas estão envolvidas na última fase.Existem 2 classes de antiinflamatório: não-esteroidais (AINE) e esteroidais (AIE). Os AINEs inibem a ação da enzima ciclooxigenase (COX), impedindo a liberação dos protanóides. Os AIE alteram a atividadede fatores de transcrição, diminuindo a formação dos eicosanóides e dos prostanóides ao agirem no DNA da célula.
2. OBJETIVOS
Avaliar o efeito do antiinflamatório Voltarem (Diclofenaco potássio) nainflamação (edema) induzida por carragenina na pata de ratos.
3. RESULTADO
Foi administrado via intraplantar 1 ml de salina 9% na pata do anima (rato) esquerda (para controle) na pata direita 0,1 ml decarragenina 1%.
Aguardamos por cerca de 30 minutos, após a aplicação da carragenina medimos com o paquímetro, e observamos um edeme de 0,7 cm no local.
Iniciamos a aplicação do antiinflamatórioVoltaren sob mesma pata que foi aplicado a carragenina.
Após alguns minutos, medimos para verificar se houve redução do edema.
4. QUESTÃO
1. Houve diminuição da resposta inflamatória (edema) nos grupos...
tracking img