Avaliação da atividade anti-inflamatória e analgésica de diterpenos derivados do tipo ent-pimarano

5465 palavras 22 páginas
1. INTRODUÇÃO

1.1. ASPECTOS GERAIS E A DESCOBERTA DE NOVAS MOLÉCULAS FARMACOLOGICAMENTE ATIVAS
As plantas fazem parte da vida do homem desde os primórdios das civilizações, as quais sempre foram empregadas como fonte de alimentos, na confecção de utensílios para manifestações artísticas e religiosas e principalmente como fonte para tratamento de doenças que acometem os seres humanos (Balunas & Kinghorn, 2005).
De acordo com Montanari & Bolzani (2001) e Balunas & Kinghorn (2005), os produtos de origem natural desempenham papéis importantes, como por exemplo, fornecer medicamentos extremamente úteis para a medicina moderna.
Dentre todas as classes de metabólitos presente nos vegetais, os diterpenos podem ser destacados, uma vez que apresentam grande diversidade estrutural (Hanson 2003, 2004 e 2006) e estão associados a diversas atividades biológicas promissoras, dentre as quais podemos citar suas propriedades anti-inflamatórias (Suh et al., 2001; Suh et al., 2004; ).
O processo inflamatório é caracterizado por um conjunto de alterações bioquímicas e celulares, através das quais o organismo tenta se defender de agentes agressores e reparar tecidos lesados. É, portanto, inicialmente, um processo fisiológico e desejável (Lawrence et al., 2002). Entretanto, apesar de extremamente necessário, o desencadeamento da inflamação poderá em determinadas situações se exacerbar, levando a efeitos deletérios (Gilman et al., 2011). Os anti-inflamatórios estão entre os agentes terapêuticos mais utilizados no mundo, porém apresentam algumas limitações com relação à sua potência, eficácia e efeitos adversos. Os AINEs (antiinflamatórios não esteroidais) apresentam efeitos gastrintestinais adversos e os AINEs seletivos para COX-2 estão associados a alterações cardiovasculares (Parente, 2001; Boers, 2001). Os anti-inflamatórios esteroidais apresentam proeminentes efeitos adversos devido à ação comum aos esteroides. Já os recentes moduladores ou anti-citocinas (anti- IL-1β e

Relacionados