Teste de chamas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXPERIENCIA N 4




TESTE DE CHAMAS










1.0 OBJETIVO:

2.0 INTRODUÇÃO TEÓRICA:
O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a umdeterminado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado.Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em umcomprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitemquando aquecidos numa chama.
A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamentoque não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros elementos produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos.


3.0 PARTE EXPERIMENTAL:
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS:

Bico de Bunsen.
Vidro de relógio.
Fio decobre.
Fósforos.
Cabo de Kolle.
Placa de Petri.


3.2 REAGENTES UTILIZADOS:

Ácido Clorídrico (HCl).
Cloreto de Bário (BaCl2.)
Cloreto de Estanho (SnCl).
Cloreto de Potássio (KCl).
Cloreto de Sódio (NACl).
Cloreto de Lítio (LiCl).
Cloreto de Cálcio (CaCl2).
Sulfato de Cobre (CuSO4).


4.0 PROCEDIMENTOS:
Fixa-se o fio de cobre no Cabo de Kolle, e nele faz-se uma circulo naponta que irá servir como um suporte. Com o auxilio de um fósforo acende-se o Bico de Bunsen, regulando-o através de sua janela para obter uma chama de coloração azulada. Coloca-se um pouco de HCL (concentrado) no vidro de relógio em seguida usa-se esse liquido para limpar o fio de cobre levando-o posteriormente para o aquecimento, após a limpeza pegasse com o fio de cobre um pouco do reagente,levando-o para o aquecimento, observando a coloração da chama, para depois definir através dela de que reagente se trata. O mesmo se faz com os outros reagentes.




5.0 DADOS OBTIDOS:
Solução Cor da chama observada Cor da chama esperada Metal
NaCl Amarelo Amarelo Na
KCl Violeta claro Violeta K
LiCl Vermelho alaranjado Vermelho-carmim Li
CaCl2 Vermelho Vermelho tijolo Ca
BaCl2 LaranjaVerde-limão Ba
SnCl Violeta escuro Vermelho Sn
CuSO4 Verde Verde vivo azulado Cu

6.0 DISCUSSÃO DE DADOS:
Durante a realização do experimento, caiu uma pequena quantidade de sais dentro do Bico de Bunsen o que pode ter alterado o resultado da coloração.
Percebeu-se que algumas substancias apresentaram coloração parecida. E algumas delas necessitam de muita atenção, para distingui-las, pois estasqueimam muito rápido.
7.0 CONCLUSÃO:
Após a realização do experimento cheguei à conclusão que o teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros...
tracking img