Teste de chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2013
OBJETIVO
Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais.

INTRODUÇÃO
Oteste da chama baseia-se na teoria da mecânica quântica. Einstein, um pouco mais tarde que Planck, enunciou-a, verificando por numerosas experiências de que a matéria emite ou absorve uma radiação, aenergia E é emitida ou absorvida em quantidades discretas iguais a hν; tem-se, assim, E = hν, onde ν designa a freqüência da radiação considerada e h a constante universal de Planck . A constante h foiintroduzida na Física por Planck, em 1900, em seus célebres trabalhos sobre a intensidade específica da radiação de origem térmica que existe no interior de um recinto isotérmico.
A aplicação dateoria dos quantum ao estudo da estrutura dos átomos e de suas raias espectrais de emissão e de absorção foi feita, pela primeira vez, por Niels Bohr em 1913. A teoria atômica de Bohr utilizou-se domodelo atômico de Rutherford.
No trabalho de Bohr, foi aplicada pela primeira vez a hipótese quântica para explicar a estrutura atômica com razoável sucesso. Entretanto, a teoria de Bohr estavaparcialmente incorreta, sendo abandonada 12 anos depois para dar lugar a teoria quântica. Havia, contudo, fundamentos suficientes nas ideias de Bohr que lhe permitiram explicar por que os átomos no estadoexcitados emitiam luz somente com certas frequências, a teoria de Bohr trouxe uma contribuição importante para a compreensão da estrutura atômica.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais Utilizados
·Béquer;
· Bico de Bussen;
· Cloreto de estrôncio (SrCl);
· Cloreto de sódio (NaCl);
· Cloreto de cálcio (CaCl2)
· Cloreto de potássio (KCl)
· Cloreto delítio (LiCl)
· Cloreto de cobre 2 (CuCl2)
· Fio de platina;
· Fósforo;
· Acido clorídrico (HCl)
Procedimento Experimental
Colocou-se uma pequena quantidade da...
tracking img