Teste de aceitabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TESTE DE ACEITABILIDADE

INTRODUÇÃO

O teste de aceitabilidade é o conjunto de procedimentos metodológicos, cientificamente reconhecidos, destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos escolares. O mesmo faz parte da análise sensorial de alimentos, que evoca, mede, analisa e interpreta reações das características de alimentos e materiais como são percebidaspelos órgãos da visão, olfato, paladar, tato e audição (ABNT, 1993).
Entre os métodos afetivos de aceitação utilizados encontra e o teste de aceitação com escala hedônica, o qual consiste na avaliação de um produto a partir de uma escala gradativa com pontos que representam psicologicamente a aceitação do provador (SOUZA, 2007).
A Resolução FNDE/CD nº32 de 2006 e posteriormente a nº38 de 2009 traznovas situações para aplicação dos testes, citando que estes devem ser aplicados sempre que ocorrer no cardápio: a introdução de alimento atípico ao hábito alimentar local; quaisquer outras alterações inovadoras, no que diz respeito ao preparo, e para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente (BRASIL, 2009).
Os testes de aceitabilidade são realizados para avaliar a aceitaçãodos cardápios praticados frequentemente e devem priorizar as preparações que possuem maior frequência no cardápio. Do mesmo modo deverá ser realizado um teste por preparação e caso o índice de aceitabilidade seja 85% para escala hedônica e 90% para análise de resto-ingestão, o cardápio ou preparação poderá permanecer na alimentação escolar; caso o índice de aceitabilidade seja menor que 85% ou 90%,o nutricionista poderá retirar o cardápio ouoptar pela alteração mesmo (CECANE, 2010).
A aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na compra de gênero alimentícios rejeitados. Para verificar a aceitação dealgum tipo de alimento, o teste de aceitabilidade é um instrumento fundamental, pois sua execução é fácil e permite uma verificação da preferência média dos alimentos oferecidos (ABNT, 1993).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a adolescência compreende em 10 a 19 anos de idade. A adolescência é um estagio de crescimento e desenvolvimento humano caracterizado por complexas alteraçõesmorfológicas, fisiológicas psicológicas e sociais, sendo uma etapa em que o crescimento é muito acelerado (NÓBREGA, 2007). Com isso, a alimentação e a nutrição desempenham um papel muito importante nesta faixa etária principalmente no âmbito escolar.
As mudanças sociais ocorrem quando o adolescente começa a adquirir independência e responsabilidades, e mudanças psicológicas, como o aumento da capacidadecognitiva e adaptações de personalidade (GAMBARDELLA A et al, apud LERNER, 1994). Na adolescência existe vários fatores que interferem no consumo alimentar, desde a auto-imagem, necessidades fisiológicas e saúde individual, situação financeira da família, influência da mídia, amigos, alimentos consumidos fora de casa, disponibilidade de alimentos e facilidade de preparo (NÓBREGA, 2007).OBJETIVO

Este trabalho teve como objetivo analisar a partir do teste de aceitabilidade como os escolares aceitam a alimentação servida na escola, levando em consideração um cardápio diversificado.

METODOLOGIA

O teste de aceitabilidade foi realizado no dia 22 de outubro de 2012, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves no período matutino e vespertino. Para a aplicação do teste foiescolhida a Escala Hedônica (anexo I e anexo II) conforme metodologia descrita nas legislações do PNAE. Os alimentos ofertados aos estudantes para degustação e avaliação da aceitação do sabor foram: panqueca de beterraba/espinafre e suco de laranja com cenoura.
Cheguei até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves às 7h45min da manhã onde a direção e a merendeira já sabia qual...
tracking img