Teste das chamas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O teste de chama é um procedimento usado para testar qualitativamente a presença de certos metais em compostos químicos.
Quando o composto a ser estudado é submetido ao aquecimento,em uma chama, os íons presentes no metal começarão a emitir luz. Baseado no espectro de emissão do elemento, o composto vai modificar a cor da chama para uma cor característica.
O teste de chama ébaseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valênciaabsorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado.
O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da corresultante. As amostras geralmente são manuzeadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico para retirar resíduos de analitos anteriores.
A temperatura da chama do bico de Bünsen ésuficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza esensibilidade através da observação visual da chama.

OBJETIVO
01 – Aprender a manipular o bico de büsen.
02 – Determinar os elementos formadores de um composto através do ensaio de coloração dechama.

MATERIAIS
01 – Fogo
02 – Bico de Büsen
REAGENTES
01 - Sodio (Na) Laranja
02 - Potássio (k) lilas
03 - cálcio (Ca) Laranja
04 - Estrôncio (Sr) vermelho
05 - Bario (Ba) verde
06 -Cobre (Cu) verde
07 - Litio (Li) rosa



MÉTODO

(a fazer)


RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na análise por ensaio de chama, utiliza-se um fio de platina, preso ao cabo, o fio é limpo porimersão em ácido clorídrico concentrado e, então, aquecido na zona de fusão da chama do bico de bunsen; o fio estará limpo quando não transmite cor a chama. O fio é novamente mergulhado ao ácido...
tracking img