Tesouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TTeessoouurroo qquueerr qquuee eemmpprreessaass tteennhhaamm ccrrééddiittoo ddee lloonnggoo pprraazzoo nnoo eexxtteerriioorr..
((TTeessoouurroo ccaappttoouu RR$$ 33,,1155 bbiillhhõõeess eemmrreeaaiiss nneessttaa tteerrççaa ee qquuaarrttaa--ffeeiirraass,, ooppeerraaççããoo sseerrvvee ddee rreeffeerrêênncciiaa ppaarraa llaannççaammeennttoo ddee ppaappééiiss ddoo sseettoorr pprriivvaaddoo))..Alexandro Martello Do G1, em Brasília (18/04/2012 11h47 - Atualizado em 18/04/2012 12h01)
O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse nesta quarta-feira (18) que a captação de R$ 3,15 bilhõesno exterior, em papéis denominados em reais, busca consolidar uma "curva de juros" no mercado internacional de forma a permitir que as empresas brasileiras se financiem com baixo custo. Na operação doTesouro Nacional, foram vendidos papéis com vencimento em 2024 a uma taxa de juros de 8,6% ao ano.
A emissão de títulos da dívida pública no mercado externo é uma maneira de o país captar recursos.As operações também servem de referência para o setor privado em termos de demanda e taxas de juros. Com os resultados das captações do Tesouro Nacional, as empresas podem calcular quanto teriam depagar para fazer captações de recursos no mercado internacional.
"O Brasil vem conquistando situação de reconhecimento pelo mercado internacional dos seus fundamentos. Isso se expressa na melhoria dos'ratings' das agências, mas o principal veículo da situação é os seus títulos. Foi a emissão em reais com a menor taxa da história", declarou Augustin a jornalistas nesta quarta-feira.
De acordo como secretário do Tesouro Nacional, o governo brasileiro pode e vai voltar a acessar o mercado externo, mas acrescentou que não há o objetivo de trazer uma "grande quantidade de investidores" para ostítulos do setor público. "Queremos uma curva sólida, que permita que as empresas brasileiras tenham acesso a fontes de financiamento de longo prazo compatíveis com o crescimento que o Brasil vem...
tracking img