Gestao de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
estaoA notação UML
1 Introdução

Este apêndice apresenta os principais conceitos da UML (Unified Modeling Language) que são utilizados neste livro. Não é objetivo deste texto a descrição completa de cada conceito, e muitos são apresentados de forma simplificada; os interessados nas descrições completas devem consultar [Rumbaugh+99] ou as especificações oficiais da UML, que podem ser obtidas nosítio do OMG (Object Management Group). Por outro lado, utilizam-se aqui algumas convenções de notação que o processo Praxis adota, em situações nas quais a UML permite o uso de alternativas. Por exemplo, as convenções de descrição textual dos casos de uso não são estipuladas pela UML, mas são aqui incluídas por estarem intimamente associadas à maneira de utilização dos casos de uso dentro doPraxis.

2
2.1

Modelagem funcional
Atores

Os papéis dos usuários de um produto são modelados através dos atores (Figura 1). Cada ator representa uma classe de usuários. Os atores modelam os papéis e não as pessoas dos usuários; por exemplo, o mesmo usuário físico pode agir como “Gerente”, “Gestor de Estoque” ou “Gestor de Compras”. Pode-se também definir atores não humanos, para modelaroutros sistemas que devam interagir com o produto em questão: por exemplo, o “Sistema Financeiro”.

Caix ei ro

G es tor de Com pras

G es tor de E s toque

G erente

S is tem a Financ eiro

Figura 1 - Exemplos de atores

Caso exista grande número de atores, deve-se procurar agrupá-los em atores genéricos, que representem características comuns a vários grupos de usuários decomportamento semelhante em relação ao produto. Atores genéricos e específicos são ligados por relacionamentos de herança. Na Figura 2, indica-se que “Gerente de Vendas” e “Gerente de Compras” têm alguns aspectos em comum, que são abstraídos através do ator “Gerente”.

G er ente

G ere nte de Com pras

G erente de V endas

Figura 2 – Herança entre atores

2.2

Casos de uso

Os casos de usorepresentam funções completas do produto. Um caso de uso realiza um aspecto maior da funcionalidade do produto: deve gerar um ou mais benefícios para o cliente ou os usuários. Na Figura 3 são mostrados os casos de uso que representam a funcionalidade de um produto de informatização de uma mercearia. O conjunto dos casos de uso cobre toda a funcionalidade do produto, e cada caso de uso representa umafatia independente de funcionalidade.

G e stã o d e U su á ri o s

E m i ssã o d e N o ta Fi sc a l

G e stã o M a n u a l d e E sto q u e

O p er aç ã o de V e n da

Em i ssão d e R e l a tó rio s

A b e rtu ra d o C a i x a

Fe c h a m e n to d o Ca i xa

G e stã o d e Fo rn ec e do re s

G e stã o d e M e rca d o ri a s

G e stã o d e P e d i d o s d e C o m p ra sFigura 3 - Casos de uso

2.3 2.3.1

Diagramas de casos de uso Relacionamentos entre atores e casos de uso

Diagramas de casos de uso podem especificar os relacionamentos entre casos de uso e atores (Figura 4). Os relacionamentos indicam a existência de comunicação entre atores e casos de uso. Um caso de uso pode estar associado a mais de um ator, quando a sua execução requer a participação dediferentes atores.

2

A bertura do Caix a

G erente

F ec ham ento do Caix a

Figura 4 - Exemplo de casos de uso de um ator

Normalmente, a comunicação será representada como ligação sem direção; convenciona-se, nesse caso, que a iniciativa de comunicação parte do ator. Quando a iniciativa parte do caso de uso (por exemplo, alarmes, mensagens, dados enviados para outros sistemas etc.),a comunicação deve ser direcionada para o ator (Figura 5). Nesse exemplo, o caso de uso “Gestão Manual de Estoque”, acionado pelo ator “Gestor de Estoque”, envia dados para o “Sistema Financeiro”.

3

G es tor de E s toque

G es tão M anual de E s toque

S is tem a F inanc eiro

Figura 5 - Caso de uso com mais de um ator

Os diagramas de casos de uso podem ser simplificados por meio...
tracking img