Teses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DAS DINÂMICAS DE GRUPO NO PROCESSO DE SELEÇÃO

Lúcia Helena Gonçalves Franco[1]

1 Introdução

A gestão de pessoas, ou, a Administração de Recursos Humanos, é um conjunto de práticas e políticas utilizadas para a condução dos aspectos gerenciais relacionados às pessoas – recursos humanos das organizações –, tais como recrutamento, seleção, remuneração e avaliação dodesempenho, conforme Mee (1958) apud Chiavenato (2010). O presente artigo tratará, especificamente, do assunto seleção, procedimento essencial para que os recursos humanos da organização sejam adequados e eficientes.
A seleção consiste na etapa seguinte ao recrutamento, sendo definida por Chiavenato (2010) como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas ingressem na organização: aquelasque apresentam as características desejadas, que melhor vão se adaptar à vaga oferecida. Este processo deve ser um mecanismo eficiente para aumentar o capital humano da organização, e as competências individuais devem ser seu foco. As empresas, geralmente, utilizam provas de conhecimentos ou de capacidades, testes psicológicos, testes de personalidade ou dinâmicas de grupo, sendo que as técnicasnão se esgotam nas citadas.
Destaca-se, entretanto, a grande utilização das dinâmicas de grupo pelas empresas no momento da seleção de seus futuros colaboradores, e surge uma questão: qual sua real importância perante o processo seletivo, e qual é sua efetiva contribuição para a composição de um quadro de funcionários adequado? O presente artigo buscará responder esta pergunta através de umapesquisa bibliográfica e qualitativa.

2 As dinâmicas de grupo no processo seletivo

As técnicas de dinâmicas de grupo vêm sendo utilizadas em diversas empresas por seus departamentos de Recursos Humanos, e podem ser eficientes quando bem utilizadas, mas podem ser uma verdadeira catástrofe quando exercidas com imperícia.
Inicialmente, deve-se explicar o motivo do trabalho em grupos no momentode seleção. A principal justificativa para tal é o fato de que o ser humano é um ser gregário, uma vez que desde seus primórdios encontrou meios para a sobrevivência através da interação em grupos, como aponta Minicucci (2002). Atualmente, pode-se ainda explicar a necessidade da vivência em grupos através de uma análise do ambiente social: o ser humano passa a maior parte de sua vida inserido emgrupos como amigos, família, trabalho, escola, igreja, entre outros. Outra característica que realça a importância dos grupos na vida das pessoas é que nele o ser humano procura sua identidade.
Zimmerman e Osorio (1997) ressaltam ainda que se deve considerar que um grupo não é meramente a soma de seus integrantes, mas possui suas próprias regras e mecanismos específicos. Ou seja: cada grupopossui sua própria identidade, sua hierarquia e grau de interação e afetividade entre as pessoas, não devendo ser tratado pelas características individuais de cada integrante.
Assim, após o conhecimento da importância e necessidade dos grupos, passa-se ao estudo das dinâmicas de grupo, especificamente.
A origem das dinâmicas de grupo aplicadas nas empresas é observada na experiência de Hawthorne,coordenada por Elton Mayo em 1927, em uma companhia da Western Eletric Company. O objetivo da experiência era estudar os fatores: fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e o efeito de uma melhoria das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. Após uma entrevista com grande número de funcionários da organização durante a experiência, os pesquisadores viram anecessidade de concentrar suas atenções sobre as alterações psicológicas no grupo das oficinas. Após esta experiência, outros estudiosos se interessaram pelas formas de interação grupal, com destaque para Kurt Lewin, que se interessava pelos “conjuntos” e “climas psicológicos”, e que ajudou a desenvolver um método pedagógico sobre dinâmicas de grupo.
Desde então, técnicas de dinâmicas de grupo...
tracking img