Tese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(8ª período-medicina)
Aleitamento materno: ação preventiva contra obesidade infantil
Carolina Arantes e Thyala Vilarindo

1 INTRODUÇÃO

A obesidade infantil, doença de causa multifatorial, vem sendo estudada com visão sobre os impactos a curto e longo prazo. Tais impactos refletem na criança, na família e no aumento de despesas para a saúde pública com as futuras hospitalizações, visto queas consequências de uma criança obesa são os riscos de desordens ortopédicas, distúrbios respiratórios, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, distúrbios psicossociais, doenças coronárias e mortalidade pelos casos anteriores.
Fala-se em múltiplos fatores, devido a não especificidade etiológica dessa doença, podendo ser por dieta hipercalórica e a não realização de exercícios físicoshabitualmente. Somando-se a isso, tem-se a era da informática, Ipad, coca-cola e regra do mínimo esforço, outrossim o sedentarismo tem tomado conta dos jovens, contribuindo de forma mais agravante para o sobrepeso.
Crianças com idade de até cinco anos e que são obesas têm risco de 15% a 20% de tornarem-se adultos obesos devido aos hábitos comportamentais adquiridos desde a infância de formaerrônea. O próprio histórico da amamentação contribui de forma eficaz para o bom início nutricional ainda nos primeiros dias de vida. Outro dado que chama atenção é a prevalência dessa doença em grupos de maior poder socioeconômico, pelo maior consumo de refrigerantes e alimentos açucarados.
A obesidade infantil representa um problema patológico que afeta a área psicossocial, a criança tem a mobilidadefísica reduzida com prejuízo funcional, tornando-se mais hipoativa. Em algumas culturas o assunto é tratado com ignorância, pois consideram que crianças mais “gordas” são possuidoras de boa saúde.
O estudo da obesidade é de grande importância pelo aumento de sua incidência e consequentemente pelos malefícios que ela traz em todos os âmbitos da saúde. Sendo assim, o maior conhecimento, tanto parao paciente quanto para o médico, é de relevância para profilaxia e direcionamento no tratamento precoce. Por isso a necessidade do aleitamento materno ser exclusivo, a fim de retardar o surgimento de possíveis comorbidades.

2 REVISÃO DE LITERATURA

O conhecimento sobre o primeiro contato do recém-nascido com o aleitamento materno é de suma importância para compreender o desenvolvimento dacriança. Após o nascimento, existe uma dependência fisiológica entre a mãe e o filho, a qual traz muitos benefícios, porém, se não for adequada, trará prejuízos, principalmente para o lactente.

2.1 ALEITAMENTO MATERNO

Nos primeiros 3 a 4 dias do aleitamento materno, há a secreção de colostro, um líquido muito rico em imunoglobulinas de todos os tipos. Após esses primeiros dias, ele serásubstituído pelo leite materno, que também possui muitas imunoglobulinas, mas não tanto quanto o colostro (NOVAES et al., 2009).
O aleitamento materno é o ato de a mãe fornecer o leite materno ao recém nascido. A Organização Mundial de Saúde (OMS, 2003) recomenda que este deva ser exclusivo até os seis meses de idade e dos seis meses a dois anos ele deve fazer parte da dieta da criança comoalimentação complementar, visto que a partir deste período há uma demanda nutricional maior.
Compondo-se de uma dieta completa, suficiente, equilibrada e adequada para o recém-nascido, o aleitamento materno contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê e em quantidade ajustada (informação verbal)¹. Para que todos os quesitos da nutrição sejam alcançados, é preciso que o aleitamentomaterno seja sobre livre demanda, ou seja, deve ser dado à medida que o bebê requeira.
Para que as mães consigam praticar o aleitamento materno exclusivo por seis meses, a OMS (2003) recomenda que este deva ser introduzido nas primeiras horas de vida do bebê, seja sobre livre demanda e que também não haja utilização de mamadeiras nem chupetas.
O leite materno possui uma composição única...
tracking img