Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segunda guerra mundial
Entre os anos de 1930 e 1945, o mudo viveu a segunda guerra mundial, que alteou radicalmente a historia. Praticamente a segunda guerra foi uma continuação da primeira e foi oresultado de um choque entre as grandes potencias capitalistas da época.
A segunda guerra ressaltou e aumentou o poderio norte-americano, expandiu o socialismo e possibilitou o rápido desmantelamentodos velhos impérios coloniais europeus. Entre as principais causas da guerra, esta a politica das alianças. De um lado, a Alemanha, a Itália e o Japão formam o eixo. A Rússia, a França e a Inglaterraconstituíram a TRIPLICE ALIANÇA.
Além disso, havia o choque ideológico entre o nazismo, fascismo, bolchevismo, além do militarismo e armamentismo. Em abril de 1939, Hitler já tinha anexado àAlemanha vários territórios vizinhos como a Boêmia. Exigia ainda a anexação de Dantzig, “o corredor polonês” e a concessão da rede ferroviária que cruzasse a Pomerânia. A Polônia, sem condições, foi invadidapor tropas nazistas em o1/09/1939.
A Inglaterra, responsável pela proteção à Polônia declarou guerra à Alemanha e em seguida a França também declarou guerra. Em junho de 1940 a Itália declarouguerra à França e à Inglaterra. Os alemães invadiram a Holanda e a Bélgica e chegaram ao norte da França, onde obrigaram ao ingleses a se retirarem em Durquerque. No sul da França formou-se uma Republicapró-nazista dirigida pelo general Pétain. O general de Gaulle, em Londres, no exilio, reorganizou o governo francês, dando inicio à resistência francesa.
A estratégia alemã em relação à Inglaterrabaseou-se em ataques aéreos, levando a um duelo aéreo entre a Real Air Force (RAF) e a Luftwafe (aviação alemã). Houve imensas perdas humanas, mas a combatividade as RAF impediu a invasão a Inglaterra.O primeiro-ministro inglês Winston Churchill destacou a importância da força aérea britânica numa frase: nunca tantos deram tanto a tão pouco.
Enquanto isso acontecia na Europa, os japoneses...
tracking img