Tese de malthus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A população e Malthus.

Hoje vivemos em uma época onde somos abordados por temas de homem-natureza no nosso dia a dia, esse assunto foi abordado no século XVIII por Thomas Robert Malthus, umeconomista inglês.
Em sua tese Malthus destaca que a população do mundo tende a aumentar em uma proporção geométrica, embora os meios de subsistência só aumentem em proporção aritmética,portanto, para evitar a fome e o caos, a humanidade deve adotar restrições de ordem moral, como retardar a época do casamento, limitar o numero de filhos ,etc.
Suas próprias palavras dizia que ocrescimento da população era maior que a sua capacidade de produzir alimentos. Segue um texto que ele mesmo descreveu.
“Ao cabo dos primeiros vinte e cinco anos a população cresceria quatorze milhões,e como alimento também haveria dobrado. E no términos do século a população haveria alcançado 112 milhões embora viveres produzidos corresponderiam as sustento de 35 milhões ficando 75 milhões deseres totalmente previdos de alimentos.
Na teoria malthusiana, no entanto , a pobreza , a miséria, a fome, as calamidades publicas e as guerras seriam fatores que impediriam a população a alcançaresses números populacionais. A proposta malthusiana foi superada com o crescimento agrícola com a Revolução Industrial.
Em 1960 um relatório no Clube de Roma denominado Limites de Crescimentofez com que Malthus voltasse ao cenário do debate com força total. A visão em suas diversas versões ressurge a todo momento no debate. O problema da fome no mundo.
Dados da ONU mostra queexistem no mundo atual cerca de 1 bilhão de pessoas mal nutridas. Mas dados também mostram que o crescimento da produção de alimentos vem crescendo mais rápido que a população mundial e o porque ainda temospessoas que passam fome. A resposta esta na pobreza e na distribuição de renda e de poder no mundo. A produção agrícola se encontra em condições de eliminar a fome do mundo, concluindo assim que o...
tracking img