Contole e planejamento de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Veremos a importância das técnicas japonesas utilizadas nas indústrias em gerais, em como ela ajuda no andamento da organização, e quais são os problemas que podem ocorrer usando essas técnicas, em especiais veremos algumas técnicas como 5s, Kaizen, Poka-yoke e Manutenção Produtiva Total, comentando um pouco delas, e com um exemplo de empresa se ela trabalha com alguma técnicajaponesa.

















5S

Criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reconstrução e reestruturação do país que necessitava reorganizar suas indústrias e melhorar a produção devido à alta competitividade do mundo pós-guerra, o programa 5S é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização do ambientede trabalho e dos processos nas empresas.
O Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
Parafacilitar a memorização, o SEBRAE utiliza outra sigla para ensinar estes conceitos em português. É o programa De OLHO:
De=> de Descarte
O=> de Organização
L=> de Limpeza
H=> de Higiene
O=> de Ordem mantida
A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com melhoria dacompetitividade organizacional.
Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
Os principais benefícios da metodologia 5S são:
1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurandopor objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;
2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração;
3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços;
4. Menos acidentes do trabalho;
5. Maior satisfação das pessoas com o trabalho.

Kaizen

A expressão japonesa “Kaizen” significa mudar (“kai”) paramelhor (“zen”). Portanto este termo está associado aos métodos que buscam a melhoria contínua dos processos.

Estes métodos, executados em ritmo extremamente veloz por equipes multidisciplinares, tem como principal foco a identificação e eliminação de desperdícios existentes nos processos, o que possibilita um aumento drástico de produtividade e qualidade, traduzidos em melhorias como: reduçãodos tempos de processamento, ganho de espaço físico, redução de estoques em processo, ganho de capacidade produtiva, melhoria da qualidade dos produtos e redução dos custos.
Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. O Sistema de produção da Toyota é conhecido pela suaaplicação do princípio do Kaizen.
Para o Kaizen, trabalha-se e vive-se de forma mais equilibrada e satisfatória possível, se pelo menos três quesitos forem atendidos: estabilidade financeira e emocional ao empregado, clima organizacional agradável e ambiente simples e funcional.
Poka-yoke

Poka-yoke é um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos defabricação e(ou) na utilização de produtos. Conceito que faz parte do Sistema Toyota de Produção e foi desenvolvido primeiramente por Shigeo Shingo, a partir do princípio do "não-custo". Um exemplo é a impossibilidade de remover a chave da ignição de um automóvel se a sua transmissão automática não estiver em "ponto morto", assim o motorista não pode cometer o erro de sair do carro em condições...
tracking img