Pibic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
III - Questionário Direcionador – Turma 93

1. Como você conceitua dor e inflamação?
Dor: segundo a Associação Internacional de Estudos da Dor, dor é uma “Experiência sensorial e emocional desagradável, associada a dano presente ou potencial, ou descrita em termos de tal dano”. A dor decorre de ativação de nociceptores – localizados em neurônios aferentes nociceptivos periféricos - que sãoestimulados por agentes mecânicos, térmicos e químicos. Entretanto, a dor também pode ter mecanismos centrais na sua origem.
Inflamação: resposta do sistema imune a algum agente agressor, essa resposta ocorre mediante a liberação de mediadores inflamatórios e também mediante a migração e ativação de células de defesa

2. Qual a importância dos mediadores da dor para nosso organismo?
Os mediadoresda dor (como bradicinina, prostaglandinas, ATP, protóns e K+) são importantes para o nosso organismo pois sensibilizam ou ativam os nociceptores das terminações nervosas de dor, permitindo que os estímulos periféricos nocivos sejam transmitidos ao sistema nervoso central. Esse
é um mecanismos proteção/preservação.

3. Como se dá a aplicabilidade terapêutica dos AINES e Glicocorticóides em dorde pequena intensidade?
Os AINES são inibidores da COX (enzima ciclooxigenase) que transformam o ácido araquidônico em prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos. Podem ser seletivos (para COX-1 ou para COX-2) ou não seletivo. As prostaglandinas aumentam a sensibilidade dos nociceptores, aumentando a sensação de dor mesmo para pequenos estímulos. Portanto, o uso de AINES diminuiria a sensaçãode dor de pequena intensidade por que haveria inibição da produção dessas prostaglandinas.
O principal efeito dos glicocorticóides é inibir a ação da fosfolipase A2 – enzima que participa da produção do ácido araquidônico por meio da utilização de fosfolipídios. Essa inibição da fosfolipase A2 é produzida através do aumento de síntese de lipocortina ou anexina-1. Os glicocorticoides, ao entraremna célula, possuem receptores que promovem aumento na expressão do DNA que codificará certas proteínas, no caso, de lipocortina ou anexina-1. Esse aumento de lipocortina resultante do aumento da expressão gênica pelos glicocorticoides é que inibirá a ação de fosfolipase A2.

4. Quais as principais consequências e restrições decorrentes do uso prolongado de AINES e Glicocorticóides?
A maioriados efeitos adversos é causada pela inibição da COX-1. As prostaglandinas aumentam a produção de muco que protege as células da mucosa do estômago, além de diminuir a secreção de ácido no lúmen gástrico. Sua inibição pode gerar náuseas, vômitos, úlcera gástrica entre outros problemas gastrointestinais. O efeito vasodilatador das prostaglandinas mantém a homeostase renal, sua inibição pode geralnefropatia analgésica. Além disso, o uso prolongado de AINES pode favorecer a inibição da agregação plaquetária podendo prolongar possíveis sangramentos no paciente. AINES inibidores seletivos de COX-2 podem ainda gerar efeitos adversos cardiovasculares por promover episódios trombóticos, incluindo infarto do miocárdio e AVC.
O uso prolongado de glicocorticóides gera supressão da respostaimunológica a infecções ou lesões e também gera supressão da capacidade do paciente para sintetizar glicocorticóides endógenos (motivo da importância da realização do desmame do medicamento). Além disso, pode ocorrer o Cushing iatrogênico – Síndrome de Cushing derivada de administração prolongada de fármacos glicocorticoides – com presença de osteoporose, tendência a hiperglicemia, obesidade, entre outros. Eefeitos adversos metabólicos também podem ocorrer, como já foi dito, a tendência à hiperglicemia podendo levar ao diabetes, a atrofia e a fraqueza muscular, obesidade, dentre outros.

5.Quais os melhores recursos (farmacológicos e não farmacológicos) usados para Gota?
Gota é uma doença inflamatória decorrente da deposição de cristais de monourato de sódio nas articulações e nos tecidos...
tracking img