Teses de malthus

Páginas: 2 (423 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
As Teses de Malthus

Em 1798 Tomas Malthus publicou seu Ensaio sobre a população, no qual propôs a tese de que a população do mundo tende a crescer em uma proporção geométrica, enquanto a produçãode alimentos tende a crescer em proporção aritmética. Sendo assim, a humanidade deveria adotar restrições de ordem moral, como retardar a época do casamento, limitar o número de filhos, etc.Malthus, utilizando como referência oque acontecia na Inglaterra naquela época tendo como pressuposto que as duas variáveis (população e produção de alimentos) se desenvolviam sem restrições, supôs que apopulação duplicaria a cada 25 anos. Baseado nesse raciocínio para a Inglaterra Malthus aplica o mesmo método para a população mundial.

“Estimando a população do mundo, por exemplo, em 1 bilhão deseres, a espécie humana cresceria como os números 1,2,4,8,16,32 … , no entanto os meios de subsistência o fariam como 1,2,3,4,5,6... Ao cabo de 2 séculos e ¼ a população estaria em relação aos meios desubsistência como 512 está para 10; passados 3 séculos a proporção seria de 4096 a 13 e aos dois mil anos de diferença seria praticamente incalculável apesar do enorme crescimento da produção atéentão.”

Na teoria malthusiana a pobreza, a miséria, a s calamidades públicas e as guerras são fatores que tendem a impedir que o aumento da população ultrapasse a capacidade desta para atender asnecessidades vitais.
A proposta malthusiana foi superada pelo incremento da produtividade agrícola que se desenvolveu como fruto da Revolução Industrial, que permitiu constatar que havia capacidade paragerar suficientes excedentes para alimentar toda a população.
Segundo dados da ONU a população mundial ultrapassou 6 bilhões de habitantes em outubro de 1999. O primeiro bilhão foi alcançado em 1804.Depois foram necessários 123 anos para que chegasse aos 2 bilhões em 1927 e 22 anos para que alcançasse 3 bilhões. Em 1974, 14 anos mais tarde chegou aos 4 bilhões; em 1987 existiam 5 bilhões de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tese de malthus
  • MALTHUS
  • Malthus
  • Malthus
  • Malthus
  • malthus
  • malthus
  • Malthus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!