Terrorismo na actualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O TERRORISMO NA ATUALIDADE

Vanessa Alonso nº18 CEF T6 – Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar 2010/2011 Escola Secundária Emídio García

[O TERRORISMO NA ATUALIDADE]

ESEC EMIDIO GARCIA

FOLHA DE ROSTO
TÍTULO O Terrorismo Na Atualidade

AUTOR Vanessa Alonso n.º18

INSTITUIÇÃO / LOCAL Escola Secundária Emídio García / Bragança

CURSO CEF T6 – Técnico deProcessamento e Controlo de Qualidade Alimentar

DISCIPLINA Cidadania e Sociedade

ORIENTADORA Ana Margarida Mendes

ANO 2010/2011

2

[O TERRORISMO NA ATUALIDADE]

ESEC EMIDIO GARCIA

Introdução
Nos últimos anos, a sociedade internacional tem vindo a ser palco de vários actos terroristas, por grupos extremistas com o objectivo de aterrorizar as populações dos países alvo dos ataques.Com este trabalho, procuro dar a conhecer que tipos de terrorismo existem, quais as motivações que estão na base das acções dos grupos terroristas e quais as consequências que essas acções poderão ter para a humanidade.

3

[O TERRORISMO NA ATUALIDADE]

ESEC EMIDIO GARCIA

Definições básicas
Conceito de Terrorismo
O terrorismo é um conceito difícil de explicar, pois existem diferentespontos de vista; por exemplo, pode ser definido como: - uma violência politicamente motivada, - ataques usualmente dirigidos contra “alvos fáceis” (por exemplo, alvos civis ou edifícios governamentais não militares), - ataques com a intenção de afectar (aterrorizar) o objecto. O terrorismo pode ser o uso de violência dirigida, directa ou indirectamente, ao governo com o objectivo de influenciarpoliticamente ou derrotar um regime existente. O uso ilegal da força e da violência contra pessoas ou a característica de intimidar ou de forçar um governo, a população civil ou qualquer seguemento de tal, no fomento de objectivos políticos ou sociais. Das definições anteriores pode-se concluir que o terrorismo é o uso da violência, com fins políticos, em contra de um alvo para aterrorizar, não só oalvo, mas também o que se encontra à sua volta, e influenciar politicamente ou derrotar um regime existente, convertendo o ataque específico em um ataque massivo.

4

[O TERRORISMO NA ATUALIDADE]

ESEC EMIDIO GARCIA

Conceito de terrorista
Terrorista é um conceito muito fácil de explicar, pois é simplesmente definido como aquele que pratica o terrorismo, não obstante, essa é uma explicaçãomuito breve que não nos diz muito, por isso pode-se completar essa definição fazendo uso das que foram utilizadas para definir o conceito de terrorismo e assim concluir que terrorista é todo aquele que faz uso da violência e aterroriza um objectivo cometendo actos criminais num esforço para conseguir metas políticas. No entanto, não todos os terroristas têm as mesmas motivações nem os mesmospontos de vista. Nos diferentes tipos de terroristas podemos incluir o terrorista “amateur”, o qual é motivado pelo fácil acesso a informação contida em libros, revistas e internet sobre métodos de terrorismo, convertendo-o assim acessível a qualquer um e consequentemente contribuindo para a criação e proliferação de terroristas “amateurs” os quais são envolvidos em actos terroristas, ajudando noincremento da letalidade do terrorismo, não tendo uma autoridade central a qual lhes outorgue menos restrições Encontram-se também os terroristas “profissionais”, sendo estes muito mais sofisticados, este tipo de terroristas são expertos no uso de técnicas de destruição; são mais formidáveis nos seus ataques, mais inteligentes na maneira em que evitam ser detectados ou presos e muito mais despiadados.A cada nova geração de terroristas aprende dos seus antecedores e tornam-se mais astutos, resistentes e mais difíceis de capturar ou de eliminar.

5

[O TERRORISMO NA ATUALIDADE]

ESEC EMIDIO GARCIA

Conceito de extremismo
O extremismo é um conceito muito importante quando se fala acerca do terrorismo. É considerado como percursor do terrorismo, pois é utilizado por terroristas para...
tracking img