Terrorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Actualmente o terrorismo é um tema muito abordado na nossa sociedade, pois este é um assunto que preocupa e com o qual muita gente se interroga.
Possivelmente este tema é cada vez mais importante devido ás circunstâncias em que vivemos hoje em dia, a sociedade onde perigo é cada vez maior, onde qualquer passo que demos podemos “encontrarmo-nos” com um tragédia.
Nós, os jovenscontactamos com o terrorismo pela primeira vez nos atentados do 11 de Setembro de 2001,ao Pentágono em Washington, e as Torres Gémeas em Nova Iorque. Imagens estas que nos chegaram a partir dos meios de comunicação e que nos marcaram muito devido principalmente ao seu grau de gravidade.
Seja em nome de Deus, da independência nacional ou do poder do Estado, o terrorismo é sempre um inimigo dademocracia e da liberdade individual e colectiva. Por isso, tem de ser compreendido e, acima de tudo, combatido.
A partir deste acontecimento tudo mudou, os ataques terroristas tornaram-se mais sucessivos, e ninguém sabe quando e onde poderá ocorrer um novo atentado.
Devido a importância deste assunto, o terrorismo e a luta contra ele têm sido temas obrigatórios nos contactos internacionais.

O que é oTerrorismo?
Terrorismo designa-se por um Sistema ou Regime, baseado no terror, isto é, no impacto psicológico negativo (sofrido por indivíduos, grupos ou massas) provocado por atos de violência calculada, com um determinado objetivo quer ele seja políticos, ideológicos ou religiosos, através da utilização sistemática da intimidação, da coerção ou da instilação do medo.
O termo "terrorismo"apareceu pela primeira vez em 1798, no Suplemento do Dicionário da Academia Francesa. Referia-se ao regime de terror em que a França mergulhou entre Setembro de 1793 e Julho de 1794. Alguns historiadores denominam também de terrorismo a onda anarquista que se espalhou na Europa em fins do século XIX. Daí ser dito que “As raízes do terrorismo moderno remontam à Revolução Francesa”
Uma característicarecente do terrorismo moderno é a sua internacionalização – a capacidade de os terroristas agirem fora das suas fronteiras nacionais. Outra é que as vítimas são frequentemente civis inocentes escolhidos ao acaso ou que se encontram no local do atentado por acaso. Outra ainda é a sua mediatização, com as cadeias de televisão a transmitirem para todos os cantos do mundo as imagens dos atentados. Estefacto fez com que muitos grupos de ação violenta tenham recorrido a atos terroristas para dar a conhecer ao mundo a sua existência — obtendo uma cobertura mediática que nunca alcançariam de outra forma. O atentado desempenha neste caso o papel de uma campanha de marketing.
A ideia de destabilização social e de perturbação da economia está também muito fortemente associada ao terrorismo atual.O processo do terror
Charles Townshend afirmou a existência de três elementos que caracterizam o processo do terror:
Chamar a atenção: o choque, o terror, o medo ou a reviravolta, este elemento caracteriza-se pela fase mais direta, é nesta fase que toda a segurança das sociedades é posta em causa, muitas vezes atinge civis indefesos, causando assim o choque e consequente terror e medo.Compreensão da mensagem; o que querem os terroristas? Esta fase é a mais complexa e menos previsível, como é óbvio nem todos os ataques terroristas são iguais, pois estes realizam-se de modo a moldar-se aos objetivos para que foram realizados; é necessário que quem assiste tente compreender o que pretendem, pois existem vários tipos de terrorismo.
Lutar ou fugir? A resposta? Após a avaliação dosmotivos e fins, é necessário agir. Se as exigências forem compreensíveis e fáceis de satisfazer, o medo pode levar as pessoas a ceder. Mas exigências políticas mais complicadas, não podem ser diretamente satisfeitas.

TIPOS DE TERRORISMO:
Como acima referido, o terrorismo tem vários tipos:
O Terrorismo indiscriminado, consiste em ações que se destinam a provocar danos a um agente indefinido,...
tracking img