Terpenos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Química
Terpenos do Cotidiano.


























Colégio Estadual Honestino Monteiro Guimarães.
Itaberaí: 08 de Agosto de 2012.
Professor (a): Marilene
Alunos:
Série: 3° Período: 6° Turma: 09 Turno: Vespertino.


“Terpenos no Cotidiano”.















“Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
CoraCoralina.
Introdução: Terpenos no Cotidiano
Os terpenos são um grupo de compostos, usualmente de pequena massa molecular, e que, dada a sua insolubilidade em água e o seu parentesco longínquo com os esteroides são incluídos no grupo dos lípidos.
O nome "terpeno" deriva da terbentina, ou aguarrás, mistura de compostos (na sua maioria terpenos) obtida na destilação da resina.Historicamente a primeira terebentina era obtida pelos antigos gregos a partir do terebinto (Pistacia terebinthus), pequena árvore abundante na região mediterrânica.
Os terpenos propriamente ditos são hidrocarbonetos, constituídos exclusivamente por carbono e hidrogénio, mas frequentemente aparecem moléculas chamadas terpenóides que correspondem a terpenos com um ou mais grupos funcionais comohidroxilo, carbonilo ou outros.
Apesar da grande variedade de terpenos, todos são formados a partir de um pequeno hidrocarbonete cujo nome canónico sería 2-metilbuta-1,3-dieno, mas que, felizmente, tem o nome trivial de isopreno (figura à esquerda).
As unidades de isopreno podem-se ligar em série ou alternadas em oposição, e podem perder algumas das ligações duplas ao formar oscompostos. Podem, também, formar anéis.
Os terpenos também são substâncias constituídas de “unidades do isopreno”, as quais podem ser representadas da seguinte maneira:


Eles são encontrados em óleo de essência, extraídos de vegetais e frutas, que geralmente apresentam odor agradável. Um exemplo de terpeno é o timoleno, obtido a partir do óleo de limão ou laranja e formado pela união deduas unidades de isopreno, originando um anel (veja o esquema ao lado).
Outros terpenos são obtidos a partir dos óleos de ouro, rosa, gengibre, terebintina etc. Essas substâncias são responsáveis pela fragrância das plantas, a algumas são usadas como perfume ou como agente de sabor.
Um dos mais importantes terpenos é o beta-caroteno, de cor laranja-avermelhada, presente em quasetodas as plantas, sendo a cenoura seu exemplo mas comum. A cadeia do beta-caroteno, constituída de 40 carbonos, é transformada, em nosso organismo, em moléculas de outro terpeno: a vitamina A, essencial para a visão. A carência de vitamina A no organismo é responsável pela cegueira noturna.

A Vitamina A








A couve-flor da foto é realmente laranja, devido a umamutação que aumentou o seu teor de beta-caroteno em cem vezes.
Essa espécie mutante apareceu espontaneamente pela primeira vez há trinta anos, no Canadá, mas somente agora se tornou objeto de estudo. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos está investigando por que a mudança de um único gene aumentou a produção desse pigmento que o nosso organismo transforma na vitamina A.
Afinalidade desses estudos não é produzir uma couve-flor alaranjada, e sim enriquecer em beta-caroteno outros alimentos.
Atualmente, um ramo da medicina, denominando Medicina antioxidante, recomendada a ingestão de certas quantidades diárias de beta-caroteno, com a finalidade de evitar a ação de espécies químicas denominadas radicais livres, as quais seriam responsáveis pelo processo deenvelhecimento e por grande número de doenças, como o câncer.
Os terpenos classificam-se pelo número de unidades de isopreno que os compõem. Por uma questão de tipo histórico, consideram-se monoterpenos os formados por duas unidades de isopreno. Podem ser classificados em: Hemiterpenos, Monoterpenos, Sesquiterpenos, Diterpenos, Sesterpenos, Triterpenos, Tetraterpenos e Politerpenos é o que...
tracking img