Termos usados em economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Termos utilizados em economia
Fontes : PAULO SANDRONI, Novo Dicionário de Economia . Editora Best Seller
MB Associados S/A Ltda.
A Ação Nominativa
Ação cuja cautela é nominal ao seu proprietário.
Ação Ordinária
Permite o direito de eleger a diretoria (conselho) da empresa que o emitiu. No entanto, quando ocorre uma distribuição de dividendos da empresa, os proprietários de açõesordinárias só receberão os mesmos depois que os proprietários de ações preferenciais tenham recebido o seu percentual fixo.
Ação Preferencial
O proprietário deste papel tem o direito de receber um percentual fixo dos lucros, antes de distribuídos os dividendos da empresa, no entanto não possuem direito de voto na eleição da diretoria.
AMEX (American Stock Exchange)
A segunda maior bolsa devalores nos Estados Unidos (a primeira é a Bolsa de Nova York), transacionando cerca de 10 % de todas as ações negociadas no país.
ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento)
Entidade formada por várias instituições financeiras com sede no Rio de Janeiro.

B BACEN - Banco Central do Brasil
O Banco Central do Brasil foi criado em 1964, para atuar como orgão executivo central dosistema financeiro nacional. Suas principais atribuições são :
(1) Emitir papel moeda e moeda metálica;
(2) Executar compra e venda de Títulos Federais (através de operações de Open Market) tanto para executar Política Monetária como para o próprio financiamento do Tesouro Nacional;
(3) Receber depósitos compulsórios e voluntários do sistema bancário, assim como realizar operações de redesconto eoutros tipos de empréstimos às instituições financeiras.
(4) Ser o depositário das Reservas Internacionais do País.
(5) Autorizar o funcionamento, fiscalizar e aplicar as penalidades previstas a instituições financeiras. Todas essas atividades do Banco Central, no Brasil, são reguladas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).
Balança Comercial
Registra os valores FOB das exportações e o valordas importações. Se o valor das exportações superar os das importações, a balança comercial apresenta um superávit. Se acontecer o contrário teremos um déficit .
Balanço de Pagamentos
O Balanço de Pagamentos é o resumo, expresso em unidades monetárias (US$), das transações ocorridas entre o país e o resto do mundo. Ele apresenta duas grandes contas: o saldo em transações correntes, que serefere às transações de bens e serviços realizadas pelos brasileiros com o exterior; e, o saldo de capitais que reflete o fluxo de moedas entre o país e o resto do mundo. A estrutura do Balanço de Pagamentos é a seguinte:
1. Saldo da Balança Comercial
2. Saldo do Balanço de Serviços (que engloba pagamento de juros ao exterior, fretes, dólares gastos em turismo, etc)
3. Transferências unilaterais(que envolve transferências de pessoas/instituições entre o Brasil e outros países, sem contrapartida, ou seja, sem a necessidade de pagamento posterior)
4. Saldo em transações correntes ( que equivale a 1+2+3)
5. Conta de Capital
6. Erros e Omissões
7. Resultado (que equivale a 4+5+6, e reflete a variação das Reservas Cambiais)
Base Monetária
A base monetária corresponde à criaçãoprimária de moeda (pelo Banco Central). Ela é divulgada em dois conceitos pelo Banco Central do Brasil: num conceito mais restrito, por convenção, corresponde ao total de papel-moeda em circulação somado às reservas bancárias, e, num mais amplo, corresponde ao total da base restrita, mais os depósitos compulsórios em espécie e títulos federais (tanto do BACEN, quanto do Tesouro) fora do BancoCentral.
Bens de Capital (ou Produção)
São os bens que servem para a produção do outros bens, tais como máquinas, equipamentos, material de transporte e construção.
Bens Intermediários
São aqueles bens que são absorvidos na produção de outros, como o açucar nas balas, os componentes na televisão, etc.
Blue-Chips
Termo utilizado nas Bolsas de Valores para designar as ações mais negociadas,...
tracking img