Analise profissiografica

Análise Profissiográfica

A partir das informações a respeito do cargo a ser preenchido, o órgão de seleção tem condições de convertê-las para a sua linguagem de trabalho. Em outros termos, asinformações que o órgão recebe a respeito dos cargos e de seus ocupantes são transformados em uma ficha de especificação do cargo ou ficha profissiográfica, que deve conter os atributospsicológicos e fisicos necessários ao desempenho satisfatório do ocupante no cargo considerado.

Com essa ficha, o órgão de seleção pode estabelecer as tácnicas de seleção mais adequadas ao caso.

Aficha profissiográficas é um resumo da análie profissiográfica. Em sentido mais amplo, análie profissiográfica é o sinômino de análise do trabalho. Em sentido mais restrito, é a pesquisa dos elementoscomponentes de um trabalho e de sua interação, com o objetivo de determinar as condições necessárias a um desempenho adequado. Por elementos componentes de um trabalho entende-se os fatoreshumanos, intrumento, ambiental e organizacional envolvidos. Por condições necessárias entendem-se as condições ambientais ou de organização das tarefas, de melhor adaptação do equipamento ao homem oude seleção de pessoal.

Em termos práticos, a ficha profissiográfica pretende leventar todos os elementos preditivos de um bom desempenho. Obviamente, a seleção de pessoal encarrega-sesimplesmente, dos elementos que predizem o trabalho do futuro ocupante do cargo.

A ficha profissiográfica representa uma especie de codificação das características que o ocupante do cargp deverá possuir.Através dela, o selecionador poderá saber o que e quanto pesquisar nos candidatos.


FICHA PROFISSIOGRÁFICA

Cargo:_____________________________________Seção:_____________________________________
Descrição do cargo:___________________________
______________________________________________________________________________________
Equipamentos de trabalhos:____________________...