Obesidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ministérios da Saúde e da educação iniciaram campanha nas escolas públicas para combater a obesidade infanto-juvenil. A expectativa é alcançar 10 milhões de alunos entre 5 e 19 anos, durante todo oano. Segundo o ministro da saúde, Alexandre Padilha ‘’ a cada 3 crianças de 5 a 9 anos, uma está acima do peso. ’’
De acordo com o IBGE houve um aumento de quase sete vezes na proporção de obesidadeinfantil nos últimos 35 anos. Eram 3,7% os jovens com massa corporal acima do ideal entre 1974/1975; em 2008/2009 chegou a 21,7%. Já o público feminino teve um crescimento menor, de 7,6% foi para19,4%.

O ministro Alexandre Padilha diz que segundo estudos médicos, uma criança obesa tem grande chance de tornar-se um adulto obeso, com maiores chances de desenvolver doenças como diabetes ehipertensão. A campanha pretendo estimular a participação dos pais na reeducação alimentar dentro e fora de casa.

A Semana de mobilização saúde na escola teve como uma das ações realizadas, a avaliaçãonutricional dos estudantes, quando os profissionais das equipes do programa saúde da família pesaram e mediram os alunos e calcular seu IMC. Além de orientações nutricionais, os profissionaisencaminharão os estudantes com excesso de peso para unidades básicas de saúde. As famílias também visitarão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para conhecerem os serviços ofertados. Afirma o ministério queas UBSs são capazes de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas daquele território do qual ela é responsável, desafogando dessa maneira os hospitais de referência da região.

O governofederal lança o programa de combate à obesidade, em janeiro de 2012. Porém, antes de colocar em prática esta ação, o vereador Manoel Constantino sugere e acompanha a construção de academias ao ar livree ciclovias na cidade, para incentivar a pratica de exercícios e a prevenção de várias doenças.
De acordo com o Ministério da Saude, o programa tem como base três eixos de ação: disponibilidade e...
tracking img