Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICA – FCE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – DECON
ANÁLISE MICROECONÔMICA











A Economia da Informação






























A Economia da Informação


O conceito de economia em uma sociedade pós-industrial apareceu pela primeira vez nos anos 50, quandopesquisadores notaram uma expansão gradual das seções não-agrícolas e não-industriais das economias industriais avançadas. Prestando atenção a tais seções como a base de uma nova economia emergente, o termo “pós-industrial” foi usado com freqüência para descrever essa economia. Implicava que suas principais características não estavam ainda suficientemente claras ou entendidas, sendo assim essa novaeconomia definida apenas em termos de uma velha economia que substituia.


Os primeiros estudos de uma economia “pós-industrial” a viram de forma equivocada como uma economia de serviços. Um dos primeiros autores a reconhecer de forma correta a principal característica da nova economia emergente foi Machlup (1962), que usou o termo “indústria baseada no conhecimento” para descrevê-la. Ele descobriu,em 1959, que as ocupações ligadas à produção do conhecimento tinham ultrapassado as outras ocupações em termos numéricos. Lá pelo final de 1973, no entanto, autores como Daniel Bell (1973) continuaram a se referir à economia emergente como uma economia “pós-industrial”. Em 1977, Marc Uri Porat (1977), que mais tarde foi apoiado por Rubin, escreveu uma obra em nove volumes, que avaliava e estimavao tamanho dessa economia e descrevia este setor emergente como uma “economia da informação”. Desde então, seu trabalho tem sido amplamente referido e citado como o primeiro e mais importante uso do termo“economia da informação”. 


Quando a tecnologia possibilitou a produção sem limites de cópias exatas de textos, imagens, áudios, vídeo e outros materiais informativos, a economia da informaçãocresceu rapidamente. Com a emergência da Internet e mais tarde da World Wide Web, a economia da informação gradativamente amadureceu para a economia desenvolvida como é hoje.


Um dos mais recentes esforços para se estimar o tamanho da economia da informação nos EUA foi feito por Apte e Nath (2004), que descobriram que a parcela do setor de informações dos EUA no PIB total cresceu “de cerca de46% em 1967 para 56% em 1992, chegando a 63% em 1997”.


Informação: de um setor para uma economia inteira


A definição mais citada da “economia da informação” é a de Porat, que distingue dois domínios da economia: o domínio da matéria e da energia e o domínio da informação. Esse último, ele chama de setor de informação e o primeiro inclui a agricultura e a indústria. O setor de informaçãoenvolve a transformação da informação “de um padrão para outro”.


Uma economia se torna uma economia da informação, quando as informações relacionadas ao trabalho começam a exceder o trabalho relacionado a outros setores. Com base nas avaliações de Porat de diversos setores, isso ocorreu em 1967, quando 53% da força de trabalho americana estava empregada no “trabalho com informações”.Porat classifica o setor de informações em primário e secundário. Os trabalhadores do “setor de informações primário” são aqueles que se concentram quase que totalmente na criação e manipulação das informações, como os cientistas, escritores, bibliotecários, etc. Os trabalhadores do “setor de informações secundário” são aqueles que lidam principalmente como itens não-informativos, mas cujo trabalhoenvolve informações como um elemento secundário. São os trabalhadores de empresas e de indústrias sem relação com a informação e que produzem informações para uso interno, na produção de bens agrícolas ou industriais (por exemplo, bens não informativos). 


Porat inclui no setor de informações primário os seguintes segmentos:

1)invenção e produção de conhecimento (P&D em empresas privadas...
tracking img