Acne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO 24 DE MARÇO
CURSO DE ESTÉTICA

NAYARA VERONEZI

ACNE

SÃO BERNARDO DO CAMPO
2011
NAYARA VERONEZI

ACNE

-------------------------------------------------
Trabalho apresentado como requisito parcial de nota, na disciplina de Patologia, do curso técnico em Estética, do Colégio 24 de março.
-------------------------------------------------
Professora: Gilza-------------------------------------------------
Trabalho apresentado como requisito parcial de nota, na disciplina de Patologia, do curso técnico em Estética, do Colégio 24 de março.
-------------------------------------------------
Professora: Gilza

SÃO BERNARDO DO CAMPO
2011

ÍNDICE
Introdução a Acne
1. Fisiopatologia da Acne
2. Graus da Acne
3. Tratamentos Anti-acne

INTRODUÇÃOAcne comum, tecnicamente conhecida como acne vulgar, é uma inflamação crônica da região pilosebácea (composta por folículo piloso e glândula sebácea).Essa disfunção afeta, normalmente, a região do tórax e do rosto, visto que são regiões do corpo onde esta unidade é maior e mais numerosa. Esta pode manifestar-se em todas as idades, inclusive após os cinquenta anos em eventos como estresse, tratamentomedicamentoso ou durante a menstruação. (PELLERANO, 2003; VAZ, 2003; FALCOCCHIO et al., 2006)

Possui alta prevalência entre os jovens e menor incidência em indivíduos com mais de 30 anos, com frequência de 61% aos 12 anos e de 83% aos 16, nas mulheres, pode estar relacionado aos hormônios femininos, estresse e ao uso de cosméticos. Já no sexo masculino, a prevalência é de 40% aos 12 anos e95% aos 16. A persistência da afecção, até os 25 anos, pode ocorrer em 10% dos casos, mas, após esta idade, o aparecimento é reduzido.(SHALITA, 2004; HERANE, 2005; HAGHEDOOREN et al, 2006)

Diversos fatores causadores da acne têm sido estudados, tais como: idade, genética, tabagismo, raça, uso de medicamentos. A genética e a idade têm sido as causas mais importantes. O hábito de fumar, também é umdesencadeante, uma vez que 40,8% dos fumantes ativos apresentam acne, comparados com 23,5% de não fumantes. As raças hispânicas apresentam maior severidade e maior precocidade no aparecimento, diferentemente das negras e asiáticas. Assim como a acne é menor nas mulheres que fazem uso de anticoncepcionais orais.(HERANE, 2005)

A patogênese da acne é multifatorial, envolvendo distúrbios dequeratinização, secreção hormonal e imunidade. O seu início, normalmente, ocorre no período pré-puberal, quando androgênios estimulam as glândulas sebáceas e, possivelmente, o epitélio folicular. Posteriormente, na puberdade, hormônios masculinos e femininos estimulam efeitos que levam a uma maior coesão das células, formando o microcomedões, que é o precursor de todas as lesões da acne. Estesfolículos podem ser colonizados pelo Propionibacterium acnes (P. acnes), componente anaeróbico da flora normal da região sebácea da pele, produtor de uma variedade de fatores pró-inflamatórios extracelulares. Dessa forma, o microcomedões pode evoluir para lesões não inflamatórias, com comedões abertos (poros visíveis) e/ou comedões fechados, ou lesões inflamatórias, como pápulas, pústulas e nódulos.Importante lembrar que a presença de Propionibacterium acnes na superfície cutânea não está relacionada com a severidade da acne, porém, a diminuição do P. acnes e de seus mediadores influenciam a melhoria do quadro clínico.(WEBSTER, 2001; SANTOS, 2003; SHALITA, 2004; HERANE, 2005)

O processo inflamatório ocorre quando linfócitos CD4 invadem a parede folicular, levando a migração de neutrófilos e aformação de pápulas. A ruptura do ducto folicular contribui para o extravasamento de lipídios, queratinócitos e bactérias dentro da derme, desencadeando fenômenos inflamatórios e imunes, além da ativação do complemento.(HERANE, 2005)

A forma clássica desta doença dermatológica ocorre com a presença de comedões abertos e fechados, que, clinicamente, podem ser microcomedões ou macrocomedões e...
tracking img