Termoquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

TERMODINÂMICA

ILHÉUS-BAHIA
2012

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO 1
3 OBJETIVO 4
4 PARTE EXPERIMENTAL 5
5RESULTADOS E ANÁLISE 6
6 CONCLUSÕES 7
7. REFERÊNCIAS 8

*

* 2 INTRODUÇÃO

As reações químicas ocorrem sempre com liberação ou absorção de energia. A energia é liberada caso a energiados produtos seja menor que a dos reagentes, mas se energia dos produtos seja menor que a dos reagentes, então o sistema absorve energia durante o progresso da reação. Calor é uma forma de energia emtransito de um corpo para o outro em virtude da diferença de temperatura. (RUSSEL)
Termoquímica é o ramo da química responsável por descrever os ganhos e as perdas de calor num processo físico ouquímico. Segundo Atkins,

“Em termodinâmica, o universo é formado por um sistema e sua vizinhança ( imagem 1). Um sistema aberto pode trocar matéria e energia com a vizinhança. Um sistema fechado sópode trocar energia. Um sistema isolado não pode trocar nada.” (ATKINS)

Imagem-1 . Da esquerda para direita, sistema aberto, fechado e isolado.

A quantidade de calor liberada ou absorvida pode sercalculada pela equação-1 abaixo:
Q=m.c. ∆T (Equação-1)
Onde Q é a quantidade de calor liberada ou absorvida( J ), m é a massa da substância (g), c é o calor específico da substância (J/g.ºC) e ∆T éa variação de temperatura (ºC).
A variação da quantidade de calor de um sistema é medido em laboratório por meio de um calorímetro ( imagem 2 ). Como não existe um calorímetro ideal, ou seja umaparato que forneça completo isolamento entre o sistema e a vizinhança e não interfira no processo, deve-se considerar a capacidade calorífica do instrumento. Para se calcular a capacidade calorífica de umcalorímetro considera-se, segundo a lei da conservação de energia, a equação 2:
Qcedido+Qrecebido=0→ QH2Of+QH2Oq+ QCal=0 (Equação-2)
Com base na equação-1 tem-se que:
QH2Of= mH2Of.cH2O.(Te-...
tracking img