Termodinamica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etec. Benedito Storani

Termodinâmica

Trabalho sobre Termodinâmica
apresentado na matéria de física
do 2 e.m a professora Luciana.

Mariana Ferreira nº 25
Nathalia Marques nº29

Energia Térmica
A energia térmica será aquela responsável, entre outras coisas, pela mudança dos estados da matéria. Além da energia da luz do Sol que será a principal responsável pela manutenção davida no nosso planeta. É importante não esquecermos que a energia se transforma, portanto o que hoje é energia solar, amanhã poderá se transformar em energia química através da fotossíntese. Esta pode mudar para energia mecânica.
Quando colocamos dois corpos de temperaturas diferentes (um corpo frio e um corpo quente) em um mesmo recipiente, isolado do meio, com o decorrer do tempo, percebemos queas temperaturas irão se igualar. Esse fato acontece, pois um corpo de maior temperatura, ou seja, maior agitação térmica transfere calor para o corpo de menor temperatura, ou seja, transfere energia térmica.
A Primeira Lei da Termodinâmica
A termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento.
Calor é energia térmica em trânsito, que ocorre em razão das diferenças detemperatura existentes entre os corpos ou sistemas envolvidos.
Energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.

Todo sistema físico apresenta uma energia interna bem definida, que depende do estado, ou seja, das condições em que o sistema se encontra. O estado de um gás aprisionado num recipiente, por exemplo, é descrito por meio dos valores de seu volume, de sua temperatura e de suapressão . Se aquecermos esse gás, seu estado mudará e, em conseqüência, sua energia interna também será alterada.

As transformações que são estudadas na primeira lei da termodinâmica são:

Transformação isobárica: ocorre à pressão constante, podendo variar somente o volume e a temperatura;
Transformação isotérmica: ocorre à temperatura constante, variando somente as grandezas de pressão evolume;
Transformação isocórica ou isovolumétrica: ocorre à volume constante, variando somente as grandezas de pressão e temperatura;
Transformação adiabática: é a transformação gasosa na qual o gás não troca calor com o meio externo, seja porque ele está termicamente isolado ou porque o processo ocorre de forma tão rápida que o calor trocado é desprezível.
A Primeira Lei da Termodinâmicarefere-se a esta situação, e pode ser enunciada da seguinte forma:

A diferença entre o calor recebido e o trabalho realizado é igual ao aumento da energia interna.
|
Onde Q é o calor recebido pelo sistema durante a transformação, W é o trabalho realizado pelo sistema e DU é a variação da energia interna.
Por convenção, adotamos que quando:
* Q>0 - quando o sistema recebe calor.
*Q<0 - quando o sistema cede calor.
* W>0 - quando o sistema realiza trabalho.
* W<0 - quando trabalho é realizado sobre o sistema.
Já a variação de energia interna é positiva quando a temperatura aumenta, e negativa quando a temperatura do sistema diminui.
Segunda Lei da Termodinâmica
"É impossível haver transferência espontânea de calor de um objeto frio para outro mais quente."A Segunda Lei da Termodinâmica baseada no conceito de entropia:
"Em qualquer processo natural, a entropia do universo sempre aumenta"
A entropia é a grandeza física que indica se um processo pode ou não ocorrer naturalmente.
Em um processo natural a entropia do universo (isto é, a soma da entropia do sistema com a entropia de sua vizinhança) sempre aumenta.
Para que um sistema realizeconversões de calor em trabalho, ele deve realizar ciclos entre uma fonte quente e fria, isso de forma contínua. A cada ciclo é retirada uma quantidade de calor da fonte quente, que é parcialmente convertida em trabalho e a quantidade de calor restante é rejeitada para a fonte fria.
Observe a condição "espontânea". Em sua geladeira, por exemplo, a todo instante passa calor de dentro para fora,...
tracking img