Biela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. Biela manivela 1
2. Introdução 1
3. Aplicações 4
3.1 Mecanismos de Quatro Barras 4
3.2 Mecanismo Cursor-Manivela 5
3.2.1 Mecanismo combinado cursos-manivela dupla 6
3.3 Mecanismo de Plaina Limadora 7
4 Referências bibliográficas 10

Lista de figuras
Figura 1. Exemplo de biela. 1
Figura 3. Camadas do casquilho. 2
Figura 2. Exemplo de cambota.2
Figura 5. Localização da cambota no motor. 3
Figura 4. Vários tipos de biela. 3
Figura 6. Mecanismo de quatro barras. 4
Figura 7. Simulação do mecanismo de quatro barras. 5
Figura 8. Mecanismo cursos-manivela. 6
Figura 9. Simulação do mecanismo combinado cursor-manivela dupla. 7
Figura 10. Mecanismo de plaina limadora. 8
Figura 11. Simulação do mecanismo plaina limadora. 91. Biela manivela
2. Introdução
A biela tem como função transmitir os movimentos alternativos do pistão para o eixo do motor, assim como, a potência gerada pela combustão durante a expansão. Mas também possibilita movimentar o pistão durante os processos de exaustão, admissão e compressão. A sua ligação é feita nas duas extremidades, onde num lado é ligado aos mancais do eixo de manivela epor outro aos pistões pelos pinos de munhão. Sua fabricação é feita a partir de aços especiais ou ferro fundido, e tem uma variedade de formatos consoante para sua empregabilidade, por exemplo: no automobilismo, podem estar sujeitas a altas rotações devendo ter um formato especial, para resistir a forças centrífugas atuantes sobre ela.
A biela apresenta uma forma de haste, sendo esta constituídapelo pé ou olho pequeno, corpo e cabeça ou olho grande. A parte inferior da cabeça é denominada de Capa, sendo este movível. Estando a capa fixa á cabeça, no seu interior encontram-se os casquilhos, onde estes permitem uma melhor ligação aos mancais do eixo das manivelas.

Figura 1. Exemplo de biela.

A manivela utilizada em motores simples como, a árvore de manivela utilizada nos motores commais de um cilindro, tem a mesma função, transformar o movimento alternativo do pistão em movimento rotativo.
A árvore de manivelas também conhecida como cambota ou eixo de manivela, é o componente que na maioria dos motores é instalado na parte inferior do bloco representado na figura 5 Pag. (3), onde numa das suas extremidades está a flange, onde por sua vez está fixado o volante, e naextremidade oposta estão às polias de distribuição.
Figura 2. Exemplo de cambota.

O eixo de manivelas é projetado consoante o número de cilindros do motor, onde tem partes descentralizadas para que ocorra a fixação das bielas, que por sua vez determina a distância entre o ponto do motor inferior e superior.
Para o equilíbrio do eixo de manivelas existem contrapesos, que também tem como função evitara transmissão de vibrações a outros órgãos do motor.
Para uma boa acoplação destes dois componentes, é necessário existir Casquilhos ou Bronzinas, que são montados aos pares com o intuito de proteger tanto a biela como a árvore de manivelas, assim evitando o contato direto entre elas, respectivamente diminui o desgaste e aumenta a eficiência do motor. Ela tem o formato de um semicírculo,apresentam grande resistência mecânica e capacidade de dissipar calor. O material utilizado para a sua fabricação é o aço, revestido com outros materiais em camadas, onde a última camada é composta de material antifricção.

Figura 3. Camadas do casquilho.
Este mecanismo apenas admite movimentos planos. A manivela descreve somente o movimento plano de rotação, a corrediça descreve apenas movimentode translação retilínea e a biela tem um movimento plano geral ou misto, que é a translação e rotação, então se pode dizer que os pontos desta ligação, têm simultaneamente as características dos movimentos de translação e de rotação.

Figura 4. Vários tipos de biela.

A figura 5 representa o eixo manivela ou cambota e encontra-se no cartér, que por sua vez esta posicionada na parte inferior...
tracking img