Terminologia da soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Juntas Soldadas (Welding Joints)


Conceito: Região entre duas ou mais peças que serão unidas.

As juntas que usam menos material de adição tem prioridade sobre as outras. Por exemplo, chanfro “X” necessita aproximadamente da metade do material usado em junta “V”.
As juntas de canto devem ser ligeiramente côncavas ou planas a 45° para evitar concentração de tensões e excesso de contração.As juntas contínuas requerem menos material do que as intermitentes mais pesadas, mas provocam mais contrações, trincas ou deformações. Muitas vezes a junta contínua não é, simplesmente, necessária para efeito de resistência.
As juntas devem ser devidamente preparadas. A sua forma depende da construção, da espessura do material e do processo. A sua representação é normalizada existindo poucasdiferenças entre as normas de vários países e entidades.

Um símbolo completo segundo a AWS terá esta aparência































.

Tipos de Junta

Os tipos usuais de junta são: de topo (butt), de ângulo (tee), de canto
(corner), sobreposta (lap) e de aresta (edge).







Topo Ângulo Canto





ArestaSobre-posta


Soldas em juntas de topo e ângulo podem ser de penetração total (penetração em toda a espessura de um dos componentes da junta) ou parcial. Soldas de penetração total apresentam um melhor comportamento mecânico, contudo, tendem a ser de execução mais difícil. Assim, quando o melhor desempenho destas não for necessário, o usual é se trabalhar com soldas de penetração parcial.Chanfro
Corte efetuado na junta para possibilitar/facilitar a obtenção de uma solda com a penetração desejada. É usado quando a espessura dos componentes da junta impede a obtenção da penetração desejada sem o chanfro. O uso de um chanfro diferente do tipo I (ver abaixo), implica na necessidade de se usar metal de adição. A escolha do tipo de chanfro e suas dimensões dependem de muitosfatores como a material base, sua espessura, o tipo de junta, o processo de soldagem, a possibilidade de se acessar os dois lados da junta, a posição de soldagem (ver definição abaixo) e as características desejadas para a junta.



I V meio V




X K U


Elementos de um chanfro

Encosto ou nariz (s): Parte não chanfrada de um componente da junta
Garganta Folga ouFresta (f): Menor distância entre as peças a soldar
Ângulo de abertura da junta (α) e ângulo de chanfro (β): Os elementos de um chanfro são escolhidos de forma a permitir um fácil acesso até o fundo da junta, mas, idealmente, com a menor necessidade possível de metal de adição.

Raiz: Região mais profunda do cordão de solda. Em uma junta chanfrada, corresponde à região do cordão junto dafresta e do encosto. Tende a ser a região em que a soldagem é mais difícil e, desta forma, mais propensa à formação de descontinuidades em uma solda.

Face: Superfície oposta à raiz da solda.

Passe: Depósito de material obtido pela progressão sucessiva de uma só poça de fusão. Uma solda pode ser feita em um único ou em vários passes (ver figura abaixo).

Camada: Conjunto de passeslocalizados em uma mesma altura no chanfro.

Reforço: Altura máxima alcançada pelo excesso de material de adição, medida a partir da superfície do material de base.

Margem: Linha de encontro entre a face da solda e a superfície do metal de bas
Execução de uma solda de vários passes






1º passe 2º passe 3º passe


... ... ...




7º passe

8ºpasse

9º passe









Margem Face


Passe


Reforço


Raiz

Cobre junta




Passes de acabamento




Passes de

Camada

enchimento Passe de raiz











Posições de Soldagem


Plana: A soldagem é feita no lado superior de uma junta e a face da solda é aproximadamente...
tracking img