Terceira via da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
TEORIAS PSICOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO

ERICA GALDINO ALEXANDRE -RA: A839JF-0
LUIS FERNANDO MARTINS GROHS-RA: T939HE-4
GIORDANA ABILIO LAVA CERIONI-RA:B013FD-3
JULIO CESAR PEREIRA RAMOS FILHO- RA:B00903-9

A TERCEIRA VIA DA PSICOLOGIA: PERSPECTIVA HUMANISTA
Entre a visão comportamental e psicanalítica:
o olhar do ser humano integralSOROCABA/ SP
2011

ERICA GALDINO ALEXANDRE -RA: A839JF-0
LUIS FERNANDO MARTINS GROHS-RA: T939HE-4
GIORDANA ABILIO LAVA CERIONI-RA:B013FD-3
JULIO CESAR PEREIRA RAMOS FILHO- RA:B00903-9

A TERCEIRA VIA DA PSICOLOGIA: PERSPECTIVA HUMANISTA
Entre a visão comportamental e psicanalítica:
o olhar do ser humano integral

Trabalho realizado para conclusão da disciplina de TPD, orientado pelo Prof.Leandro de Campos Fonseca. Psicólogo e Prof. UNIP Campus-Sorocaba.


SOROCABA/ SP
2011

ÍNDICE:
INTRODUÇÃO...............................................................................................................04
1. ENTRE A VISÃO COMPORTAMENTAL E PSICANALÍTICA: A PSICOLOGIAHUMANISTA..............................................................................................................05
2. ABRAHAM MASLOW (1908 – 1970).......................................................................06
3. CARL ROGERS (1902 – 1987)...................................................................................08
4. UM CASO CONTEMPORÂNEO PARA DEBATE: A EDUCAÇÃO.....................10
CONSIDERAÇÕESFINAIS......................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................12

INTRODUÇÃO
Toda ciência humana oferece dentro de seu campo de estudo uma variedade de perspectivas e explicações sobre o mesmo assunto. Com a psicologia não é diferente. Para compreender o ser humano, cada pensador e cientista buscou dentro do seucontexto histórico e social estudar, entender e teorizar sobre o comportamento dos indivíduos. As teorias se completam e se divergem em alguns pontos.
E, em toda a história da humanidade, o indivíduo sempre esteve em busca do sucesso, este já citado seria o motor da vida.
As teorias humanistas do desenvolvimento defendem o conceito de que alcançamos nossos projetos e sonhos através de motivaçõespositivas que provêm das capacidades unicamente humanas de escolha, criatividade e auto-realização.
Segundo a terminologia de Maslow, a auto-realização seria a mais alta das hierarquias das necessidades que motivam o comportamento, na tentativa de realizar seu próprio potencial através de tarefas válidas e virtuosas, compreendendo-se que fazemos bem feito as tarefas, se forem individualmenterecompensadas, ou seja , traçamos planos, trabalhamos em busca de remunerações que realizem nossas fantasias, e não apenas pelo trabalhar em si.
O movimento humanista teve forte influência das filosofias existenciais, sendo assim, há uma preocupação com o sentido das vidas humanas como o objeto de estudo; e da fenomenologia que busca a interpretação do mundo através da consciência do sujeito formuladacom base em suas experiências.
Surge quando convicções e as certezas começam a ruir no século XX, quando a razão começa a entrar em crise decido a pouca contribuição dos avanços tecnológicos na diminuição da desigualdade social no mundo, por exemplo, a falta de condições básicas de vida de um ser humano, desanima a continuidade dos projetos que encaminham a existência do indivíduo.
Os pensadoresdesta perspectiva criticam o behaviorismo na abordagem artificial que restringia o homem á máquinas e animais propensos ao condicionamento; e discordam de Freud que relata que as pessoas são prisioneiras de seus primeiros ensaios inconscientes. Para os humanistas o homem age tanto por causa das pulsões interiores, tanto quanto por causa das reações ao meio ambiente.
Este trabalho apresenta os...
tracking img