Terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.TEMA: Psicologia da adolescência

2.DELIMITAÇÃO
Levantamento de produção cientifica de artigos referentes a identidade do adolescente
3.PROBLEMA
Como se constitui a identidade do adolescente?

4.INTRODUÇÃO
Identidade é um assunto de grande complexidade tanto para quem deseja entender, ou pra quem a vive propriamente. Por muitos é classificada como um momento de rebeldia, desobediência,de descaso ou de desajuste.
São muitos os autores que se indagaram sobre o assunto, tanto os antigos quanto os contemporâneos, justamente pelas necessidades encontradas em suas épocas, com o intuito de entender o prima científico, como e por que essa fase se manifesta da forma que conhecemos.
Este trabalho é direcionado a profissionais, estudantes da área e leigos, para que os conhecimentosdo funcionalismo psicossocial da fase adolescente e a construção identidária sejam mais aprofundados.
É de fundamental importância o momento da vida onde construímos a nossa identidade, e é notório que essa construção se dá na adolescência, onde o próprio senso comum aponta adolescentes rebeldes como padrões de comportamento estabelecidos, ou regras com que tenham que lidar.
Dentro destecontexto, com certeza existem adolescentes em conflito consigo mesmo e com a sociedade, na busca de sua própria independência. Muitas vezes são inseridos em um âmbito de regras e imposições que não concordam.
Os jovens da atualidade focalizam nesta fase sua autenticidade, através de identificações por gostos. Assim se sentem mais seguros para dar opiniões e se manifestar sobre certos assuntos, quesomente o grupo social poderá lhe proporcionar. Podemos citar alguns exemplos como: góticos, emos, funkeiros, etc. Ressaltando que cada grupo tem o seu perfil de comportamento e pensamento. Esse fator já evidencia o pensamento de Erikson, que deixa claro que os jovens constroem significados a partir de significados dos outros.
Indubitavelmente com tantas informações, com tantos novos conceitossendo aprofundados, rodeados de escolhas em grande parte dos momentos, o jovem começa a viver a chamada crise de identidade.
A crise de identidade segundo o livro psicologias (bock, furtado, Teixeira - 1999) p. 272, “São momentos, períodos importantíssimos da vida de uma pessoa em que ela procura, com maior ou menor grau de consciência dessa crise, redefinir ou ratificar seu modo de ser e estarno mundo... sua identidade: para si e para os outros”.
Quanto as procedências que se deve ter com um adolescente, deverá ser a mais cautelosa possível, pois é na adolescência segundo Erickson, que o individuo atinge o ponto de maturação que lhe permite viver em sociedade e relacionar-se com os demais, como pessoa psicossocialmente sadia e madura.

5.FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA
Conforme DicionárioAurélio, quando falamos de identidade nos referimos aos “caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa”; já o adolescente é o indivíduo em transição da fase infantil a fase adulta.
Neste trabalho abordaremos os principais aspectos que podem constituir a identidade do adolescente.
Segundo o filósofo Aristóteles citado por Oliveira (2006), acusava os jovens de serem apaixonados e capazes de sedeixar arrebatar por impulsos, mesmo quando se imaginavam guiados por aspirações nobres (Cole & Cole, 2003).
Pesquisas recentes mostram que essa forma de pensamento arcaico vem mudando constantemente.
“Considerando o tema da identidade uma parte preponderante da reflexão sobre o homem contemporâneo, defende que ele não possa ser pensado hoje com o foco apenas no sujeito. A abordagem daidentidade deve remeter necessariamente à alteridade, ao outro, e aos processos de identificação, o que constitui uma terceira via de compreensão, divergente das anteriores “(Oliveira, Vieira, 2006).
“Os adolescentes são percebidos como sujeitos sem identidade própria, porque sua vivência e projeção para o futuro constituem-se em elementos para o estabelecimento da identidade adulta. Ao mesmo tempo...
tracking img