Terceira Idade

Páginas: 8 (1965 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
  Trabalho na terceira idade
Aposentados deixam a aposentadoria de lado e retornam ao mercado de trabalho
 “Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é a-bundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem. Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres", Sêneca.
 
Dos cercade 20 milhões de brasileiros aposentados, pelo menos 70 mil têm interesse de retornar ao mercado de trabalho com carteira assinada. Esse fato é apresentado por pesquisa realizada pela VAGAS Tecnologia, empresa especializada em consultoria de processos seletivos, e mostra que 36% dos aposentados inativos receberam pelo menos uma oferta para voltar ao trabalho nos últimos três meses. Já entre os47% aposentados que se declararam ativos, 80% pretendem trocar de emprego.
 
A pesquisa apontou que um dos fatores responsáveis por animar os profissionais aposentados, foi o aquecimento do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos. Num cenário de baixo desemprego, em que há demanda por mão de obra qualificada, apenas 5% dos aposentados não pretendem voltar a trabalhar. A verdade é que acarência de mão de obra faz com que o profissional aposentado seja cada vez mais valorizado.
 
Nos últimos anos, profissionais mais experientes já vinham sentindo a maior disputa por mão de obra. Entre os trabalhadores com mais de 50 anos, a taxa de desocupação em novembro de 2012 foi de apenas 1,7%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). A população brasileira está envelhecendo e há cada vez menos ingressantes no mercado de trabalho, o que cria essa condição de excesso de oferta de emprego e estimula quem está fora do mercado.
 
Perfil
 
A busca por aposentados no Brasil tem crescido dividido a falta de profissionais qualificados. Os motivos para voltarem ao mercado são muitos: desde complementar a renda até sesentirem mais úteis. E muitos informaram em qual área mais gostariam de atuar:
engenharia civil,
mecânica e eletrotécnica;
administração de empresas e vendas.
 
O perfil identificado é de idade média de 68 anos, pertencente à classe média e bacharelado completo. O levantamento, feito em novembro e dezembro de 2012, se baseou nos currículos cadastrados no portal de carreira vagas.com.br. Dos476 entrevistados, 82% declararam estar aposentados e 18% ainda não. Dos inativos, 73% afirmaram estar nessa condição há pelo menos três anos.
 
Voltar ao trabalho
 
O aposentado que continua trabalhando no mesmo emprego ou foi contratado por uma nova empresa deve contribuir para o INSS. Essas contribuições extras devem ser incluídas no cálculo da aposentadoria.
 
Em Goiânia, entretanto,Maria Helena Souza Guimarães, gerente da empresa Agência Goiás, diz que “ os aposentados que buscam recolocação no mercado de trabalho são quase que, em sua totalidade, pessoas tentando uma complementação da renda. Porém, ocorre é que muitas vezes estes aposentados, tanto pela idade avançada, quanto pelo desgaste corporal, não conseguem suportar este trabalho pesado e terminam por não conseguir seuintuito.
 
Grande parte aposentados por invalidez optam pela recolocação, mas escolhem trabalhar na ilegalidade para não perder o benefício. e vivendo na informalidade.
 
Realidade goiana
 
Diretora da filial Goiânia da Agencia de Empregos Global, Silvana Nunes, diz que a busca de recolocação de profissionais qualificados, como os citados na pesquisa da empresa VAGAS, é incipiente devido àfalta de hábito local em deixar a aposentadoria para retornar a ativa.
 
O retorno destes trabalhadores aposentados é bem visto pelas empresas, pois normalmente trabalham com mais afinco do que jovens inexperientes já possuem experiência em treinamento Há um desconhecimento geral acerca da legislação trabalhista vigente que o trabalhador passa a contribuir com a previdência gerando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • terceira idade
  • Terceira idade
  • Terceira idade
  • terceira idade
  • Terceira Idade
  • Terceira idade
  • terceira idade
  • Terceira idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!