Teorias utilizadas em psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este resumo apresenta as principais características de cada escola que estudamos no primeiro semestre. Relata os principais autores, suas ideias centrais e os métodos que cada um deles abordava de acordo com a época em que atuaram, além de apontar a forma como colaboraram para o surgimento de novas concepções psicológicas.



1. ESTRUTURALISMO

É a ciência daconsciência, que define a mente como a soma das experiências humanas. Sua função é descobrir quais são os elementos mentais, o seu conteúdo e sua estrutura. Isso pode ser pesquisado através de três perguntas: “o que”, “como” e “por que”.

O principal representante do Estruturalismo é Titchener, que seguiu os estudos de Wundt e inovou os métodos de sensação, imagem e sentimento, conhecidos como“elementos wundtidianos”.

Titchener tinha um grupo de alunos aos quais ensinava de maneira rígida e disciplinar. Ele via a psicologia como a ciência da estrutura da mente humana e seu principal objetivo era determinar essa estrutura através da pesquisa experimental. Estudando a psicologia humana criou a teoria da Introspecção, que foi muito criticada, pois diziam que ela era uma“retrospecção”.

Para Titchener, a psicologia tinha que estudar a mente em partes para conseguir responder o “o que”, o “como” e o “por que”.

A psicologia do Estruturalismo contribuiu no desenvolvimento de psicólogos industriais e organizacionais. Assim pode-se dizer que o Estruturalismo é uma psicologia que analisa a relação mente-corpo e que, com as análises laboratoriais dos elementos,estabeleceu uma psicologia experimental.




2. FUNCIONALISMO

É a forma de estudar o funcionamento da mente: como ela funciona e é usada na adaptação da pessoa no seu ambiente. Surgiu nos EUA e foi uma forma de protesto à psicologia de Wundt e ao Estruturalismo de Titchener.

Francis Galton desenvolveu trabalhos sobre os problemas de herança mental e sobre as diferenças individuais nacapacidade humana. Fundou a ciência da eugenia: estudo das causas e condições que podem melhorar as gerações. Propôs a realização de testes de inteligência para selecionar homens e mulheres brilhantes para fazer acasalamento seletivo, pois acreditava que só os inteligentes deveriam se reproduzir.

O Funcionalismo se desenvolveu a partir das obras de Galton e Darwin (segundo Darwin, não haviadiferença entre mente humana e animal) e tinha como objetivo o estudo da operação dos processos conscientes, e não a estrutura ou ao conteúdo da consciência.

Os representantes do Funcionalismo foram Herbert Spencer: defende a teoria da evolução e a sobrevivência dos mais capazes; e William James: interessava-se pelos processos conscientes que produziam mudanças na vida dos organismos.

Havia osmétodos da introspecção: auto-observação, análise e reflexão sobre os estados da consciência; experimental: aliar a experiência à isso; e comparativo: comparar a consciência humana normal com outras pessoas ou animais.

A Escola de Chicago tornou-se o centro do Funcionalismo, com professores como James Angell, John Dewey e Harvey Carr. Surgiu também na Universidade de Columbia com RobertWooworth

O Funcionalismo se tornou parte da principal corrente psicológica americana, pois permitia que os psicólogos complementassem o método da introspecção com outras técnicas: testes mentais, pesquisas fisiológicas, questionários e descrições objetivas do comportamento.




3. BEHAVIORISMO

Teoria que estuda o comportamento. Baseou-se na pesquisa com animais e tinha o intuito dedescobrir as leis essenciais do condicionamento. Acreditavam que compreender a ação humana significava descobrir como as experiências da vida moldavam o indivíduo. Tem como objetivo o estudo do comportamento por meio de resposta e estímulo.

Ivan Pavlov estudou a salivação em cães ao ver comida e a qualquer sinal que lembrasse a chegada de refeição.

Vladimir Bechterev dedicou-se a...
tracking img