Marilene chaui convite a filosofia a cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia


Sendo a psicologia uma vertente filosófica, nascida de idéias conhecimento, linha de pensamento. Ela adotou teorias que consequentemente desenvolveu ao longo de um processo. No inicio deste processo, era se dado ao conhecimento de percepções e emoções.
Notadas por filósofos como KANT e HENGEL Alemães 1724 a 1831. Ambas as filosofia foram reformuladas. Dentre os estudos desteselementos nasce GESTALT ou PSICOLOGIA DA FORMA.
Eram feitas pesquisas referentes à percepção humana, onde na tentativa de compreender os efeitos pictóricos nas obras de arte, se notava a sensação e o movimento.
Este processo teve um grande desenvolvimento. Transformando se em uma linha sólida filosófica, estudada por MAX WERTHEI em 1880 e WOLFANG em 1967 e KERT KOFFKA em 1941.
Esta doutrina trazem si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Este tem suas próprias leis, que coordenam seus elementos. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma idéia. Segundo o psicólogo austríaco Christian Von Ehrenfels, que em 1890 lançou as sementes das futuras pesquisas sobre a Psicologia da Gestalt, há duascaracterísticas da forma – as sensíveis inerentes ao objeto, e a formais, que incluem as nossas impressões sobre a matéria, que se impregna de nossos ideais e de nossas visões de mundo. A união destas sensações gera a percepção. É muito importante nesta teoria a idéia de que o conjunto é mais que a soma dos seus elementos; assim deve-se imaginar que um terceiro fator é gerado nesta síntese.
Sendo assimatravés de estudos sobre a percepção do espontâneo comportamento do celebro, foram elaboradas leis tais como: proximidade, clausura, pregância, entre outras.
Deste processo também foi elaborado idéias através de um médico alemão FRIST PERLS 1893, que se deu a teoria de GESTAT que direcionava a neurologia e posteriormente a Psiquiatria.
As idéias continuaram com russo HELARION PETZOLD, que dentroda área educacional abordou a GESTALTPEDAGOGIA, que transfere os princípios terapêuticos da filosofia para a educação. Com objetivo de acabar com os problemas pedagógicos da época.
Isso só alanvancou 50 anos depois, onde o êxito teve enfoque na área da Educação e na área de Recursos H nas empresas.


Psicanálise


SEGMUND FREUD 1856 acreditava que através da Psicologia, existia um fundamentooculto dos comportamentos e processos mentais que caracterizou como Psicanálise nascida com desejo de esclarecer as razões. Com este objetivo de descobertas sobre o conflito intra-psíquicos, de um modo terapêutico.
FREUD se destacou pela descoberta onde dava se a seguinte ênfase: “ nós somos o resultado da história da nossa infância”.Tratava dos conflitos na sexualidade infantil.
FREUD tambémse elevou a descoberta dos segredos do inconsciente, usando como instrumentos a hipnose.
Estas descobertas foram importantes para realizar o tratamento nos casos de depressão, entre outros. Ela vai mais além estudando o comportamento do individuo buscando em suas raízes e vivências ter ferramentas de percepção e combate, em uma cultura uma sociedade.
Dentro destas descobertas, o inconsciente nãoesquece nada, os conflitos marcam a nossa personalidade, o inconsciente corresponde aos instintos...
Todo que desejam compreender as ações e sentimentos adquire um conhecimento, e autocontrole promovendo mudanças em si mesmo.


Behaviorismo


Inaugurado em um artigo em 1913, o Behaviorismo deu se a comportamento, analise experimental como significado do titulo.
John B Watson usando estecomo objeto da psicologia, propôs uma idéia que podia ser reproduzida por diferentes condições e sujeitos. Podendo ser observado, mensurado.
Assim, desencadeando um importante papel na Psicologia alavancando o status na ciência. Com esse processo deu ao rompimento da tradição filosófica.
Chegando á um conceito de estímulos e respostas, onde se acreditava por meio de psicólogos que o ponto de...
tracking img